Guia de Paisagismo: Conheça a Planta Aromática Hera de Canteiro

Guia-de-Paisagismo-Conheça-a-Planta-Aromática-Hera-de-Canteiro

Ficha Técnica

Nome científico: Glechoma hederacea
Sinonímia: Nepeta glechoma, Nepeta hederacea
Nomes populares: Glecoma, Hera-terrestre, Malvela, Sanguina, lotilã-do-mato, lera-terrestre, Erva-de-são-joão
Família: 
Origem: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados sobre a Hera de Canteiro

A Glechoma hederacea, também conhecida como hera-de-canteiro, é uma planta herbácea que serve magnificamente para paisagismo e jardins. Elas possuem folhas aromáticas, redondas a reniformes (forma de rim), verdes ou arroxeadas, com margens crenadas, longos peciolos e pubescentes. Esta planta tem ramagem flexible e é recoberta por uma fina lanugem. Também existe uma variedade variegada com folhas margeadas de branco. As flores desta espécie são tubulares e axilares, de cor azul ou roxa e seu florescimento ocorre na primavera. 

A hera-de-canteiro é versátil para uso paisagístico: elas podem ser plantadas em canteiros, maciços à meia sombra - formando lindos tapetes - jardins rochosos úmidos; para jardineiras suspensas - formando longas cabeleiras charmosas - ou mesmo servindo como pano de fundo para espécies floríferas. Seu crescimento pode sair um pouco do controle por isso é importante ter em mente este cuidado a mais!

Dicas e cuidados sobre a Hera de Canteiro

Surpreendentemente, além da sua beleza visual interiorizadora desse espaço verde refletido no ambiente externo, esta plantinha apresenta alguns usos variados: consumisse cruamente ou refogada para saladas; chás preparados com as folhas ricas em vitamina C; enquanto os saxões utilizam grandemente na produção de cervejas especiais para aromatização; ja em substituição à quimosina animal na produção do queijos. 

O manuseio também requer cuidado extrarfoi na hora do plantio ou replantio bem como na adubação completar sem exagerar. Para renovar suas folhagens sutilmente recomenda-se a pratica da roça com lÂliminhas bem afiadas. Ela se propaga facilmente através da estaquia dos ramos e divisão das touceirras enraizadas mediante mergulhes.

Planta medicinal

Indicações: Afecções respiratórias, Afecções do sistema digestivo, Gota, Afecções do útero, Bronquite, Asma
Propriedades medicinais: Expectorante, Adstringente, Antiasmática, Anticatarral, Antiespasmódico, Anti-séptico, Antitussígeno, Depurativo, Diurético, Emoliente, Estomáquico, Tônico
Partes utilizadas: Folhas

Atenção

Apesar de ser comestível, há evidências de que a hera-de-canteiro seja tóxica. Ela é tóxica para cavalos e bois. Pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Fonte das imagens usadas:

Flores e Folhagens

Jardinagem e Paisagismo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem