Os benefícios da fruta e planta de tamarindo

Os benefícios da fruta e planta de tamarindo
O tamarindo é uma árvore que cresce para cerca de 30 metros de altura e possui galhos longos e folhagem volumosa. Originária da África do Sul, ela pode ser encontrada em climas subtropicais como o da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas caribenhas. 

Seu nome científico é Tamarindus e suas temporadas são produtivas, pois produz frutos irregulares e curvos nos ramos das pontas dos seus galhos.

O Fruto

O tamarindo é uma planta proveniente de regiões tropicais das Américas que possui uma grande variedade de usos. Sua casca exterior tem coloração marrom escurecido, enquanto que sua polpa interior é viscosa, com curiosamente sabor entre adoçado e azedo. 

Esta planta frutífera também contém de duas à dez sementes, todas com coloração marrom mesma do fruto. Seu uso como especiaria é muito apreciado por várias culturas ao redor do mundo.

Beneficios

O tamarindo é uma planta tropical que carrega benefícios nutritivos e medicinais incríveis. Rica em vitaminas C, E e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética, além de ter compostos orgânicos antioxidantes e anti-inflamatórios.

A planta de tamarindo é originária da África tropical e é amplamente utilizada por seus frutos comestíveis. Rico em fibras alimentares, ajuda a prevenir a prisão de ventre e a diminuir os níveis de colesterol ruim.

 Também contém ácido tartárico, um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger o organismo combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Além disso, contém potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e a função cardíaca, enquanto o ferro permite a produção de glóbulos vermelhos.

Como Consumir?

O tamarindo é uma planta que produz um fruto azedo, composto por uma massa carnuda e suculenta. É altamente popular na culinária de muitos países e tem inúmeras utilidades alimentares. 

Alguns exemplos incluem molhos, doces, sucos, geleias e sorvetes. Diversas receitas podem ser preparadas com o tamarindo, tais como bebidas refrescantes, chutneys temperados e até bolos aromáticos!

Suco de tamarindo para prisão de ventre

– 100 g de polpa de tamarindo

– 2 limões

– 2 copos de água

– mel para adoçar

Em um liquidificador, coloque o suco dos dois limões junto com os outros ingredientes. Bata bem até que tudo fique bem misturado e consuma. O indicado é consumir dois copos de suco diariamente.


Chá de tamarindo para colesterol alto

– 300 ml de água

– um punhado pequeno de folhas de tamarindo

Em um recipiente, coloque as folhas e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cronometre três minutos e então desligue. Tampe a mistura e deixe descansar por aproximadamente dez minutos. Consuma até três vezes ao dia. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem