O que é Hosta: Aprenda sobre o cultivo de diferentes tipos de Hosta

O-que-é-Hosta-Aprenda-sobre-o-cultivo-de-diferentes-tipos-de-Hosta

Ficha Técnica

Nome científico: Hosta spp
Sinonímia: Saussurea, Bryocles, Niobe, Funkia, Libertia, Hoseanthus
Nomes populares: Funquia
Família: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados sobre a folhagem Hosta

A Hosta (Hosta spp.) é uma planta herbácea de grande interesse ornamentais, amplamente conhecida por apresentar diversos tamanhos e cores de folhagem. Originária da China, Coréia e Japão, estas plantas se espalharam pelo mundo temperado, tornando-se muito comuns nos jardins e paisagens de vários lugares. O gênero Hosta contém 45 espécies diferentes, assim como muitos híbridos e cultivares, podendo chegar a mais de 2.500 opções individuais disponíveis para os colecionadores amantes da natureza.

As plantas de Hosta (Hosta spp.) são populares nos jardins e utilizadas para fins paisagísticos. As folhas ovais a lanceoladas são coriáceas, com nervuras marcadas, tamanhos variando entre espécies e variedades e apresentam cores que vão do amarelo-limão ao verde escuro, passando pelo azul, branco e amarelo. 

Dicas e cuidados sobre a folhagem Hosta

Curiosamente, as hostas podem exibir alterações na cor das folhas com estações do ano mudando de verde para amarelo. Além da bela folhagem, elas ainda florescem durante o verão, apresentando inflorescências do tipo panícula com flores em forma de trompete nas cores branca, rosa, lilás ou azul.

A Hosta (Hosta spp.) é uma excelente opção para o paisagismo e jardinagem. Seu porte compacto, folhagem colorida e textura interessante a tornam ideal para maciços, bordaduras e vasos. Combinando diversas cultivares de hostas, o jardim fica com um aspecto único e moderno, também servindo com pano de fundo de flores perenes ou anuais. As hostas necessitam principalmente sol pleno a meia-sombra e solo fértil, drenável, ligeiramente ácido enriquecido com matéria orgânica mantendo assim estado úmido. 

É resistente às geadas mas quando elas acontecerem a limpeza das folhas velhas aconselham ser feita por poda. A hosta exige boa quantidade de água durante seu crescimento mas tem alto nível de resistência à seca quando instalada em local protegido dos ventos fortes. Assim com replanto devido a divisão da touceira a cada 2 ou 3 anos elas possuem suceptibilidade em relação do ataque predatório das lesmas e caracóis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem