Cultivando Ipê-Branco Tabebuia roseo-alba: Guia para Jardineiros

Cultivando Ipê-Branco Tabebuia roseo-alba Guia para Jardineiros
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tabebuia roseo-alba
Nomes populares: Ipê-branco-do-cerrado, Ipê-do-cerrado, Pau-d’arco, Planta-do-mel
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Ipê-Branco Tabebuia roseo-alba

O Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) é um belo exemplo de planta nativa brasileira e uma ótima escolha para paisagismo urbano. É uma árvore decídua precisando cuidados específicos, possui tronco reto e cerca de 40 a 50 centímetros de diâmetro, seu porte em adultas variam entre 7 a 16 metros de altura. Sua copa é piramidal, com folhas verde-azulada compostas e trifoliadas. 

Florapa espetacularmente no final do inverno ou primavera (agosto/outubro) quando está completamente despida de suas folhas exibindo flores trombetas brancas ou levemente rosadas. Os frutos contêm numerosas sementes membranáceas pequenas esbranquiçadas aladas, são também conhecidas com “vagens”.

Dicas e cuidados sobre a Ipê-Branco Tabebuia roseo-alba

O Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) é uma árvore que destaca-se por sua forma elegante e por sua magnífica coroa azulada. Esta árvore caduca durante o inverno, o que a torna ideal para ambientes de jardim: difunde sombras refrescantes no verão e favorece o aquecimento da região em tempos mais frios. Além disso, possui uma madeira realmente excepcional: de textura macia, lustrosa e durável, ela é muito utilizada na construção civil para proporcionar acabamentos internos belíssimos.

O ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) é uma planta resistente, ideal para jardins e paisagismo. Precisa de ser cultivada em solos férteis e drenáveis, com matéria orgânica e irrigação regular durante o primeiro ano de implantação. Não pode ficar em terrenos encharcados, mas também não precisa de grande fertilidade para se desenvolver bem - pode crescer em solos pedregosos ou mesmo pobres. Propaga-se por sementes colocadas em sementeiras ou sacos próprios para mudas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem