Gengibre-magnífico ou Zingiber spectabile Sorvetão

Gengibre-magnífico-Zingiber-spectabile-Sorvetão
 

Ficha Técnica

Nome científico: Zingiber spectabile
Nomes populares: Sorvetão
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Gengibre-magnífico ou Zingiber spectabile Sorvetão

O Gengibre-magnífico ou Zingiber spectabile Sorvetão é uma erva tropical típica que cresce nas florestas do sul da tailândia. Seu tronco emerge ao longo do forte rizoma, é ereto, semelhante a um junco, podendo atingir de 1,5 a 2 metros de altura. 

Suas folhas são verdes, longas e aveludadas na página inferior. As inflorescências emergem na base da planta direto do rizoma. São sustentados por caules fortes e eretos de cerca de 40 cm. As flores brancas ou amareladas são de valor ornamental secundário, pois são pequenas e se abrem gradativamente entre as brácteas.

As brácteas estão dispostas para formar células, esta textura particular lhe rendeu o nome de Beehive Ginger (colméia de gengibre) em inglês. Toda a inflorescência tem uma aparência cilíndrica a fusiforme, semelhante a um abacaxi. 

Dicas e cuidados sobre a Gengibre-magnífico ou Zingiber spectabile Sorvetão

As brácteas são verdes o amarelo claro quando jovens e ficam vermelhas com o tempo. As magníficas inflorescências de gengibre duram muito e são colocadas como flores de corte em belos arranjos tropicais.

No paisagismo, o belo gengibre é perfeitamente colocado em fileiras contra uma parede ou em massas sob um dossel. Suas folhas tropicais são muito bonitas, mas são suscetíveis queimaduras, portanto, a luz solar direta deve ser evitada. 

Em condições ideais, seu crescimento é veloz. Você também pode plantá-las em vasos ou jardineiras para controlar seu crescimento. As inflorescências aparecem no verão e têm um cheiro caraterístico de gengibre.

Deve ser cultivada em meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Gosta de calor tropical e humidade e é perene nesses climas quentes. No entanto, pode ser cultivada em climas subtropicais, mediterrâneos ou temperados, mas fica dormente no inverno e deve ser protegida do frio intenso das estufas. Propagado por mudos de sementes e mais fácil dividindo o mato.

Fonte das imagens usadas aqui:

A Planta da Vez

Jardim Cor

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem