Gardênia ou Gardenia jasminoides Jasmim-do-cabo

Gardênia-Gardenia-jasminoides-Jasmim-do-cabo

Ficha Técnica

Nome científico: Gardenia jasminoides
Nomes populares: Jasmim-do-cabo
Família: 
Origem: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Gardênia ou Gardenia jasminoides Jasmim-do-cabo

Gardênia ou Gardenia jasminoides é um arbusto com uma textura semi-lenhosa. Tem ramos eretos e ramificados e folhagem perene. Sua altura média é de 1,5 a 2 metros. Suas folhas são brilhantes, coriáceas, contrários, ovais e de cor verde escura. As flores são brancas suaves, flores grandes, muito perfumadas. 

Com o tempo, eles se tornam creme com uma tonalidade amarela. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão. O fruto desta cultivar prolífica tem polpa amarela extraída de corantes artesanais e industriais. Existem variedades com flores simples ou duplas, pequenas e grandes, assim como variedades com ramos prostrados e pequenos.

A Gardénia é uma planta com um aroma rico, e é desejável utilizá-la para aproveitar ao máximo suas características. Pode ser cultivada isoladamente em um pátio ou perto de uma porta ou janela, e é suscetível à migração humana. 

Dicas e cuidados sobre a Gardênia ou Gardenia jasminoides Jasmim-do-cabo
Cresce sem poda de consolidação, apenas com limpeza, com maior ventilação e menos suscetível doenças. No entanto, também pode ser plantada em grupos e, com cuidado, podemos criar belas sebes com uma textura mais densa. A melhor época para podar a gardênia é após a floração. Adequado para plantio em vasos e bonsai.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, ligeiramente ácido, bem permeável e enriquecido com matéria orgânica, com rega regular. Os suplementos e fertilizantes quelatos de ferro na primavera e no verão promovem um crescimento vigoroso e uma forte floração. 

Gardénia aprecia temperaturas amenas, mas não tolera baixa umidade. É bem adequado para climas subtropicais e tropicais de alta altitude com noites frescos. Propagar por estacas após a floração.

Fonte das imagens usadas aqui na postagem:

Sitio Exotico

Dancruz Plantas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem