Filodendro-roxo ou Philodendron erubescens

Filodendro-roxo-Philodendron-erubescens
 

Ficha Técnica

Nome científico: Philodendron erubescens
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-roxo ou Philodendron erubescens

O Filodendro-roxo ou Philodendron erubescens é uma planta trepadeira herbácea perene nativa da Colômbia, Encosta Rica e Pau-Brasil que cresce em florestas quentes e úmidas e sobe em muitas espécies de árvores. O nome do gênero Philodendron vem das palavras gregas philos, que significa amor, e dendron, que significa arvore. Assim, a união das duas palavras descreve impecavelmente um gênero que ama as árvores, sejam elas trepadeiras ou epifitismos. A palavra específica erubescens vem do grego e indica a cor vermelha dos troncos, inflorescências e novos rebentos desta espécie.

Trepadeira muito forte O caule é herbáceo, mas grosso. Instala-se no súber áspera das árvores por raízes adventícias. Desta forma, ele foi sustentado por um crescimento de vários metros (até 18 metros de altura!).), embora a altura média dos indivíduos encontrados na natureza seja de 3,6 metros de altura. As folhas do filodendro roxo são sagitadas, coriáceas, brilhantes, em forma de pecíolo, com nervuras centrais bem marcadas e retas, de 20 a 40 cm de comprimento.

Nas plantas típicas, eles são verde-escuros com uma parte inferior de cobre. Mas os filodendros possuem grande variabilidade e é possível encontrar na natureza plantas com folhas verdes a muito avermelhadas. Além disso, existem muitas cultivares, que vão desde o verde limão profundo (P. erubescens ' Gold '), plantas bordô profundos (P. erubescens ' Royal Queen ') até variedades que revelam uma bela cor-de-rosa cor-de-rosa (P. erubescens ' Pink Princess '). Novas folhas surgem de um súber protetora conhecida como catapyllum.

Floresce raramente e suas inflorescências são de pouca importância ornamental. São típicas da família das Araceae, ou seja do tipo espádice, com flores de ambos os sexos densamente dispostas sobre uma raque espessada e neste caso acompanhadas por uma bela bráctea vinho tinto, a espata. A baga que eventualmente aparece quando a planta é polinizada é um tipo de baga.

O filodendro roxo é uma bela planta de casa. A sua exigência de luminosidade permite obter um efeito tropical em ambientes interiores que apenas recebem luz difusa de janelas ou clarabóias. Além disso, é uma planta despretensiosa, resistente o pragas e doenças e não requer cuidados especiais. Não requer poda, porém é bom retirar as folhas velhos da planta para que fique sempre bonita e viçosa. Se cresceu além do que o ambiente pode suportar, podemos fazer uma poda de controle e novas mudos com os galhos removidos. 

Quando cultivada em vasos e vasos Abasteçam um suporte para manter a arvore mais alta, como um caule seco (com a casca ainda intacta) ou mesmo palitos de fibra de coco compactados. No horto, pode ser utilizado em canteiros protegidos por árvores e arbustos, em locais semi-sombreados e úmidos.

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-roxo ou Philodendron erubescens

Devem ser cultivadas em luz filtrada ou meia-sombra, apenas com exposição ao sol da madrugada. Seu substrato deve ser preparado de forma que fique úmido, aerado e drenável. Portanto, evite usar terra comum em seu cultivo. Misturas feitas com hulha, súber de pinheiro, súber de côco, perlita e composto orgânico de boa qualidade geralmente funcionam bem. Não deixe seu filodendro roxo secar entre as regas, pois a umidade precisa ser constante. Por outro lado, a planta também tem medo de encharcar devido à podridão das raizes.

O filodendro roxo é uma planta nativa das florestas tropicais que aprecia calor e alta umidade. Em salas internas, substituímos a umidade por umidificadores conforme necessário. Não tolera frio intenso, geada ou seca, portanto, mantenha a planta em um ambiente protegido durante as intempéries. Ocasionalmente, tire a poeira da planta colocando-a em uma banheira na chuva ou debaixo do chuveiro. 

Fertilize no verão com fertilizantes orgânicos ou de ação prolongada. Enche todos os anos para renovar o substrato. Pode ser facilmente propagada a partir de estacas enraizadas durante todo o ano em climas quentes ou na primavera em áreas com invernos frios. As estacas podem criar raizes em um substrato preparado e constantemente úmido ou em um jarro com trocas frequentes de água.

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas e ricas em oxalato de cálcio. Mantenha longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos que possam mastigar suas folhas. O oxalato de cálcio produz irritação nas mucosas.

Fonte das imagens:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem