Conheça a Planta Ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa)

Conheça-a-Planta-Ipê-roxo-Tabebuia-impetiginosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tabebuia impetiginosa
Nomes populares: Cabroe, Casquinho, Ipê, Ipê-de-flor-roxa, Ipê-mirim, Ipê-preto, Ipê-rosa, Ipê-roxo-da-mata, Ipê-tabaco, Ipê-una, Ipê-uva-roxa, Ipeúva-roxa, Pau-d’arco, Pau-d’arco-roxo, Peúva, Peúva-roxa
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa)

O Ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa), também conhecido como ipê-rosa, é uma árvore decídua muito utilizada na arborização urbana. Suas folhas são palmadas e compostas, com 5 folíolos que caem durante o inverno. As flores desse tipo de ipê aparecem em formato de trombeta, sendo rosadas ou arroxeadas a depender da espécie. 

Comumente elas começam a surgir no final do inverno e no começo da primavera. A frutificaçao seguinte produz vagens de 25 cm de cor verde lisa, que abrem-se liberando as sementes em forma de alados. Por isso, o ipê-roxo é perfeito para os paisagismo e jardins domésticos!

Ipê-roxo Tabebuia impetiginosa é uma planta de jardim muito versátil, com grande valor decorativo e medicinal. Sua madeira leve e resistente tornou o pau-d’arco ideal para a fabricação de arcos de violino e outros instrumentos musicais. Ela também possui substâncias medicinais extraídas da casca que são usadas para combatir diversos tipos de cânceres e infecções de pele e mucosas. É uma excelente escolha para o paisagismo!

Uma árvore ornamental excelente para usar em paisagismo urbano, o ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa) é de crescimento moderado a rápido e tem raízes não agressivas. Contudo, pode se tornar inconveniente quando as folhas ou flores caem na rua ou interferirem nos cabos telefônicos ou elétricos devido ao seu comprimento, que muitas vezes alcança 12 metros. Seus lindos e profusos florais também servem como recompensa para atrair polinizadores como beija-flores e abelhas.

Dicas e cuidados sobre o Ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa)

Considerada ornamento real nos gramados e jardins brasileiros, a planta Tabebuia impetiginosa – conhecida como Ipê-roxo – pode ser cultivada em local ensolarado ou de meia sombra, desde que nas covas sejam feitas preparações com esterco curtido e NPK. 

Irrigação durante o primeiro ano é necessária, sendo que quando adultas as árvores possuem boa resistência à períodos de seca. É uma espécie típica de climas quentes, mas também resiste bem às regiões subtropicais, exigindo apenas redução no ritmo de crescimento. Sua multiplicação pode ser feita por sementes ou estaquia.

Planta medicinal

Indicações: eczemas, psoríase, câncer, alergias, disenterias, ferimentos, aftas, úlceras, viroses, queimaduras, picadas de cobra
Propriedades medicinais: antimicrobiana, antitumoral, antiviral, estrogênica, estimulante do sistema imunológico
Partes utilizadas: casca, folhas

Atenção

O uso em excesso pode ser tóxica, deve ser utilizada sob acompanhamento médico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem