Abacaxi Roxo: Plantio, Cuidados e Características

Abacaxi-Roxo-Plantio-Cuidados-e-Características
 O Abacaxi roxo é uma planta herbácea nativa da região do Sul do México, Belize e Guatemala. Esta planta suculenta pertence à família Commelinaceae e pode crescer até 20cm de altura. Suas folhas têm um aspecto ornamental que a tornam uma ótima candidata para jardins residenciais ou parques públicos.

Descrição

O abacaxi roxo é uma planta de jardim muito popular, com folhas carnudas e separadas que mostram faixas brancas, verdes e rosadas no topo e lados inferiores roxos-rosados. Para mantê-lo em posição vertical, basta remover todas as brotações da base. 

Suas flores pequenas, com três pétalas e bráctea são de cor branca e aparaeceram quase o ano inteiro. Essa planta tem sido usada para formar maciços em meio a gramados, bordar caminhos e também pode ser cultivada em vasos ou jardineiras.

Cuidados com o Abacaxi roxo

Clima: Tropical, Subtropical.
O Abacaxi Roxo é uma planta que prefere ser cultivada em locais de pleno sol ou meia-sombra. No entanto, em regiões muito quentes, o ideal é que ela seja colocada em jardins de modo que receba somente o sol da manhã.

A planta jardim Abacaxi Roxo é uma variedade muito versátil, que precisa de solo fértil, matéria orgânica e drenagem bem feitas para crescer saudável. Regue a Abacaxi com frequência deixando o solo úmido mas não encharcado, podendo levar algum curto período de seca. 

Fertilize com NPK 10-10-10 na primavera e verão e use esterco de gado bem curtido ou composto orgânico no fim do inverno. Recomenda-se replantar esta espécie a cada dois anos para obter melhores resultados. Esta variedade tem maior resistência a insetos e doenças, mas excesso de umidade pode favorecer à proliferação de ácaros e cochonilhas e apodrecimento nas raízes.

Propagação


O abacaxi roxo é uma escolha incrivelmente popular para qualquer jardim de erva. A planta pode ser facilmente propagada por divisão, estaquia de folhas e também de sementes, que são plantadas em solo arenoso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem