Saiba tudo sobre Flores Comestíveis

Saiba tudo sobre Flores Comestíveis
 Há pouco tempo, quando eu pensava em flores comestíveis, logo me vinha à cabeça a imagem dos floretes de brócolis e couve-flor, sendo que os mais exóticos eram as alcachofras e as flores de abóbora, todos vegetais já classificados em nossa alimentação. As delicadas e inusitadas floradas eram uma curiosidade e no máximo poder servir para guarnecer pratos, ou para montar saladas e muitas vezes pensei em desmontá-las com um garfo, pensando que eram apenas um enfeite. Esse erro!

No entanto, só recentemente descobri a beleza de usar flores na culinária. As flores são bem-vindas em pratos doces, salgados, quentes ou frios, e também em bebidas divertidas e animadas. E o mais surpreendente é que a maioria dessas flores está ao nosso alcance, ali mesmo no horto. Eles não são nada de especial e a grande maioria deles não será desconhecido para você. Mas deve haver um suprimento básico, certo?

1- Evite consumir substâncias tóxicos

Não consome flores vendidas em floriculturas e centros de jardinagem. Como essas plantas são cultivadas para fins ornamentais, na maioria das vezes não é dada atenção ao uso de defensivos e ao período de carência até a colheita. Em muitos casos, as plantas são alimentadas com altas dosagens de pesticidas para aumentar a vida útil e reduzir o ataque de pragas e doenças. Evite colher flores nas margens das autoestradas onde a poluição dos carros se acumula. Prefira comprar flores comestíveis, construídas para este fim, de preferência de produtores certificados, ou melhor ainda, cultivar no jardim as suas flores preferidas para consumo próprio e certifique-se de que não estiveram em contacto com pesticidas ou fezes de animais de estimação.

Saiba tudo sobre Flores Comestíveis

2. Desinfete bem as flores. 

Muitas pessoas recomendam lavar as flores antes de beber. No entanto, esta prática, embora lógica para muitos vegetais, pode destruir as delicadas e delicadas pétalas das flores. No entanto, deve-se fazer uma limpeza cuidadosa, eliminando pequenos insetos que possam estar escondidos entre as pétalas e sépalas, e removendo os estames, principalmente quando serão consumidos por pessoas alérgicas e sensíveis, pois essas partes da planta contêm todo o pólen.., um órgão floral que pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas.

3. Você conhece muito bem as flores que vai preparar

Não utilizar você ou sua família como cobaias para comer flores ou outras partes de plantas incomuns. Procurar listas confiáveis ​​de flores comestíveis em livros ou online e atenha-se a essas listas. Existem muitas plantas altamente tóxicos que podem ter efeitos muito perigosos para a saúde mesmo quando comidas minimamente, e outras que podem ser comidas mesmo em pequenas quantidades, mas esses riscos são bem controlados.

Saiba tudo sobre Flores Comestíveis

4. Cuidados no preparo 

As flores comestíveis são muito delicadas e a grande maioria delas não pode ser aquecida por muito tempo sem perder a textura, a cor e o sabor. Por isso, são mais aplicados em preparações cruas ou em processos de cozimento muito velozes ou em temperaturas amenas, como no preparo de biscoitos, panquecas, ceviches, geleias, pralinas e tempuras.

5. Esteja atento ao prazo de validade.

Eles geralmente são comidos crus e necessitar um pouco de descascamento. As flores, portanto, têm uma vida útil mais curta do que outros vegetais. Mantemo-los frescos num pote com um pouco de água, e sempre no frigorífico Ao menor sinal de mudança de cor ou aroma, jogue fora rápidamente. Algumas espécies são mais resistentes que outras, por isso é importante ficar sempre de olho nelas. Deixe as demais partes florais como os estames retiradas na hora do preparo, para que fiquem viçosas por mais tempo.

6. Além de lindo, também é nutritiva. 

Não é novidade que sabemos que alimentos coloridos são saudáveis ​​e nutritivos. As flores não fogem a esta regra. É rico em vitaminas, minérios e outras substâncias como polifenóis e carotenóides. incluindo outros fitoquímicos Isso a torna um alimento bioativo com benefícios interessantes. No entanto, não só acrescenta cor e nutrição, como também enriquece os pratos com texturas e sabores delicados, picantes, doces e exóticos que estimulam o paladar e outros sentidos.

Saiba tudo sobre Flores Comestíveis

7. Seja criativo 

Em minhas pesquisas, descobri que, além das saladas e acompanhamentos leves de sempre, as flores são excelentes para fritar panquecas, crepes e tempuras. São usados ​​como tempero e decoração de patês, requeijões cremosos e espumas para torradinhas e sanduíches. Podem adicionar cor e sabor o infusões chás, bebidas e águas aromatizadas. usado para enfeitar biscoitos amanteigados, muffins, cupcakes, fica charmoso em bolos no estilo "Naked Cake". Em alguns casos, outras preparações podem ser feitas com óleos essenciais de flores como rosa, flor de laranjeira ou lavanda para um sabor mais intenso. Geléias, cubos de gelo e picolés ficam apetitosos com flores.

Outras ideias: compotas, xaropes, licores, flores congeladas, aromas a vinagre e azeite, refogados rápidos (adicionar no final da preparação , bolos, pães, pavlovas, empanadas, saladas de fruta, etc. A imaginação é o limite.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem