Entenda como a fotossíntese contribui para a vida na Terra

O que é Fotossíntese?
 Sempre que lemos um artigo sobre plantas ou temas relacionados como pragas e doenças em vegetais, nos deparamos com essa fotossíntese. Mas o que é fotossíntese?

A palavra fotossíntese significa "fotossíntese" e refere-se ao fato de que as plantas utilizam a energia encontrada na luz para sintetizar substâncias que servirão de "alimento" para elas.

Em primeiro lugar, é importante notar que a habitabilidade da terra se deve à produção de oxigenio por organismos fotossintéticos. Da mesma forma, quase toda a energia utilizada no mundo vem da fotossíntese: até crude, hulha, alcool, gás natural e lenha vêm desse processo tão importante para o homem.

Nas células vegetais e em alguns tipos de bactérias e algas existe uma molécula chamada clorofila que é capaz de absorver a energia eletromagnética da luz e convertê-la em energia química na forma de carboidratos: é a fotossíntese. Nesse processo, o dióxido de carbono (CO2) e a água (H2O) são aplicados para gerar carboidratos ou açúcares, que por sua vez serão consumidos na geração de energia ou na síntese de açúcares que compõem as estruturas vegetais (celulose, por exemplo).

Esse processo é tão importante para a humanidade que a clorofila é considerada a molécula mais importante do planeta já que todos os níveis tróficos dependem do alimento primário, ou seja, H. todos os animais vivos dependem direta ou indiretamente dos açúcares “produzidos” pela clorofila. Folhas, flores, frutos, raizes e tubérculos, bem como outras estruturas vegetais, vêm do mesmo processo.

A fotossíntese nas plantas concentra-se no tecido verde, principalmente nas folhas. Consequentemente, quando insetos ou doenças atacam A planta vai desacelerar. morte ou formação de órgãos prejudicada.

Atualmente, temas como o efeito estufa e os créditos de carbono têm recebido bastante destaque na mídia. Entender a fotossíntese ajuda a entender um pouco melhor esses tópicos. O carbono atmosférico utilizado pelas plantas é armazenado em estruturas como troncos, raizes e folhas e é gradativamente liberado no meio ambiente. E o oxigénio liberado é usado para a respiração da própria planta e de outros organismos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem