Saiba o que são micronutrientes e como eles afetam o organismo

Os Micronutrientes
 Ao aprontar a terra para um pomar ou pomar, imaginamos imediatamente em fertilizantes. Isso pode ser feito com a ajuda de macronutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Algumas pessoas pensam no calcário como uma fonte de calcio e magnesio. Mas e os oligoelementos? 

O nome "micronutrientes" não significa micronutrientes. No entanto, isso significa que são nutrientes aplicados pelas plantas em pequenas quantidades. Só para você ter uma ideia as fórmulas são dadas em ppm (partes por zilhão). Cinquenta partes por milhão equivalem a 50 gramas por tonelada de solo. Para compreensão prática, podemos dizer que os micronutrientes são para as plantas o que as vitaminas são para nós. Os micronutrientes essenciais (não podem faltar) são zinco (Zn), cobre (Bunda), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdénio (Mo), boro (B), cobalto (Co) e cloro (Cl). elementos como sodio (Na), cobalto (Co), silício (Si), aluminio (Al) e níquel (Ni) são considerados benéficos.

Elementos essenciais para a saúde das plantas. Os sintomas de deficiencia são frequentemente confundidos com doenças. Deve ser equilibrado com macronutrientes. Por exemplo, a falta de cobre faz com que surja um excesso de azoto. Não que o azoto tenha aumentado, mas o cobre diminuiu. Nas plantas, isso leva a um crescimento excessivo e um tanto descontrolado, resultando em plantas quebradiças, verde-escuras e suscetíveis o pragas e doenças. Consequentemente, nitrogênio e cobre devem estar em equilíbrio. Nos nossos solos, as maiores carências são de boro (B), cobalto (Co) e zinco (Zn). Claro que, dependendo do solo, cultivo e cuidados, podem ocorrer carências de outros micronutrientes.

Sintomas de deficiência de micronutrientes: 

Boro: A deficiência causa deformação das folhas terminais (indicadoras) e ressecamento das gemas terminais e dos brotos laterais.

Cloro: murcha de brotos e pontas de folhas, clorose (manchas descoloridas). O crescimento das folhas ameniza com queimaduras solares ocasionais. fixado com cloreto de potassio.

Cobre: ​​Folhas jovens alongadas, distorcidas e com margens descoloridas e dobradas para baixo.

Ferro: folhas verdes muito claros com faixas verdes estreitas ao redor das nervuras, inicialmente em folhas jovens. As folhas são semelhantes a vidro, transparentes e retorcidas.

Manganes: Diminuição da produtividade e da saúde geral da planta. Manchas descoloridas aparecem entre as nervuras das folhas. Se a deficiência for severa, toda a planta pode mudar de cor.

Molibdênio: Folhas velhos são de cor amarelada. Necrose pode ocorrer nas bordas das folhas.

Zinco: A falta de zinco causa folhas murchas, entrenós curtos e touceiras nas pontas dos ramos.

Para suprir essas possíveis carências, existem alguns micronutrientes específicos. No caso de deficiência de boro, pode ser reabastecido com uma solução de bórax - 10 g / 10 l de água em spray. A deficiencia de zinco, por outro lado, pode ser corrigida pulverizando 0,6 % de sulfato de zinco, ou seja, 6 gramas por 1 litro de água. Para cada deficiencia Pode usar adubo específico Deve estar sob a orientação de engenheiros, agrônomos. Também existem fertilizantes abrangentes projetados para adaptar e atender às necessidades comuns de micronutrientes. Porém, uma boa adubação orgânica, aliada a uma boa manutenção do solo, permite evitar a grande maioria dessas carências. Um composto bem feito, com pelo menos 3 tipos diferentes de materiais (no mínimo), incluiu praticamente todos os macro e micronutrientes que as plantas precisam. O uso alternado de esterco bovino e aviário bem maturo também ajuda muito no enriquecimento do solo.

Usar pesticidas apenas com muito critério e sempre sob a orientação de um engenheiro. agrônomo, principalmente se for aplicá-los na horta ou pomar, que produz o alimento que vai para a mesa da família. Lembre-se de que os inseticidas, por exemplo, matam não apenas os hemípteros indesejados, mas "todos", inclusive as abelhas, que desempenham um papel importante na polinização das plantas. Evite também herbicidas. Dificilmente se justificam no cultivo doméstico. É muito mais eficaz arrancar ervas daninhas à mão ou com enxada do que matar meia dúzia de plantas com herbicida. Os fungicidas, também conhecidos como agentes de "liberação", também podem causar infestação grave do solo e envenenamento em pessoas que consomem alimentos de hortas ou hortas infestadas de insetos. Muitos tipos têm um efeito cumulativo.

Tente manter o solo coberto o tempo todo, com cobertura viva ou morta. O solo coberto com folhas secas e outros tipos de cobertura tem níveis aceitáveis ​​de zinco. Este oligoelemento é encontrado na camada superficial da terra. Além disso, a cobertura morta regula o pH do solo. O solo ácido compreende a aumentar com esta cobertura. Eu sempre cubra o solo com plantas indígenas. e na falta dela Eu uso folhas secas como na "diadema" da planta. Não tenho problemas com parasitas. Raramente, uma planta ou outra pode sofrer um ataque menor, mas nada grave que exige ação imediata ou drástica.

Aqui está outra dica. Falamos nossa terra com amor porque ainda temos riqueza. Muitas pessoas pensam em cuidar das plantas quando cuidar do solo é a coisa certa a fazer. Se o solo for bom, a planta também será boa.

Boas colheitas e boas colheitas a todos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem