Os Hormônios Vegetais: As Auxinas

Botânica e Fundamentos da Jardinagem
 Nesta série de artigos, você pode aprender mais sobre hormônios vegetais e sua aplicação prática na produção agrícola. Para começar, vamos entender um pouco sobre o conceito de hormônios vegetais: Nas plantas, os hormônios têm um efeito regulador no crescimento e desenvolvimento vegetal. Eles também são chamados de fitohormônios para distingui-los dos hormônios animais que já conhecemos. O conhecimento dos hormônios vegetais é relativamente novo e pouco se sabe. Por um lado, os próximos anos podem trazer muitas descobertas nesse sentido.

O primeiro hormônio do qual tratamos é a auxina. As auxinas foram os primeiros hormônios de crescimento estudados e sua descoberta foi feita por Charles Darwin, junto com seu filho Francis Darwin. Eles colocaram diferentes tipos de plantas, sob a luz de uma direção e observaram que o lado sombreado crescia mais do que o lado iluminado, fazendo com que a planta crescesse em direção à luz.

Assim, aos poucos vamos entendendo como esses hormônios funcionam. A principal ação das auxinas é o crescimento por alongamento celular. Concluímos também que este hormônio tem um comportamento fotofóbico. Ou seja, ela se espalha na direção oposta à luz o que explica, na prática porque plantas que recebem apenas um lado da luz crescem ziguezagueando em direção à luz Como o lado oposto recebe mais hormona do crescimento a planta fica voltada para a luz.

Uma vez conhecida esta propriedade da auxina, Não esquecemos de girar pequenas árvores. que cresce regularmente perto da janela para que não cresçam tortos.

Os Hormônios Vegetais: As Auxinas

Outro papel fundamental das auxinas diz respeito à dominância apical. As plantas respondem com maior crescimento a um nível crescente de auxina até que um certo ponto seja alcançado. A partir desse ponto, observa-se o efeito contrário: eles ficam atrofiados no crescimento como pode ser cabido no grafico. Existe um nível ótimo de auxina para um bom crescimento.

As auxinas são construídas em todos os órgãos vegetais, mas essa produção é muito maior nas regiões de meristema. Isto é, nos botões crescentes. Dentre as gemas de crescimento, a que mais produz auxina é a ponta do tronco. Essa gema na ponta do tronco produz tanta auxina que vai sobrar. Esse excedente se espalhará para baixo. e inibem o crescimento das gemas laterais dos ramos tornando-os dormentes. É assim que ocorre a dominância apical. 

Quando cortamos o gema principal, a planta para de crescer em altura e as gemas laterais podem crescer livremente. Este conhecimento sustenta muitas técnicos de jardinagem, como a poda, bem como a poda de pequenas plantas herbáceas e árvores frutíferos. Nas árvores frutíferos, cortar a gema superior cria ramos inferiores, facilitando a colheita, por exemplo. Além de cortar e estratificar, também é útil para fazer técnicos como bonsai e treliças.

Além desse papel no crescimento e dominância da parte aérea, a auxina também é importante para o desenvolvimento do tronco, raiz, fruto e semente. Entre as auxinas O mais comum no reino vegetal é o ácido indolacético. (referido como AMA-SECA para abreviar). Além dessa forma, outras formas de ocorrência natural são encontradas e, como as auxinas têm uma estrutura química relativamente simples, os cientistas conseguiram sintetizar muitas moléculas com atividade de auxina. Semelhante ao ácido 1-naftaleno-acético (ANA) e ácido indol butírico (IBA). Essas auxinas artificiais são amplamente utilizadas como hormônios de enraizamento. 

Usualmente é comercializado na forma de talco, que pode ser utilizado para estimular o enraizamento e a estratificação das estacas. Propagação de plantas bem sucedida o que de outra forma seria muito difícil. O mesmo vale para Jabutigada. Quem já tentou podar ou estratificar uma jabuticabeira sabe do que estou falando. Essa espécie leva muito tempo para enraizar naturalmente, mas com o uso dessas auxinas artificiais, o processo é muito mais fácil e menos demorado, com uma taxa de fixação muito maior. Além da jabuticabeira, podemos facilitar o enraizamento em muitas outras espécies, simplesmente aplicando uma dose dessas auxinas artificiais.

As auxinas também desempenham um papel importante quando queremos estimular o desenvolvimento de raizes ou folhas em plantas por propagação in vitro via propagação de tecidos. Como a auxina promove o crescimento ovariano e a formação de frutos, a auxina pode ser usada para cultivo partenocarpal usando esse hormônio, ou seja, sem polinização. produção de frutas sem sementes, como melão, tomate ou uva. 

Essas auxinas também são colocadas para refinar quimicamente frutas para produzir frutas maiores e para reduzir mudanças entre a produção em laranjeiras, macieiras, pereiras e oliveiras. Ao invés de ter uma produção grande em um ano e cair no outro, temos uma produção mais regular com frutas de melhor qualidade. Também é usado no cultivo de flores, por exemplo, aumentando a idade das brácteas das buganvílias e a duração após a colheita das flores de lisianthus.

Os Hormônios Vegetais: As Auxinas

Outras auxinas artificiais, como o ácido 2, 4-diclorofenoxiacético e o ácido 2-metoxi-3, 6-diclorobenzóico (comercialmente conhecido como Dicamba) são empregadas como herbicidas. Esses herbicidas estimulam o crescimento da planta até o ponto em que ela não consegue produzir nutrientes e acaba morrendo. Eles são usados ​​como herbicidas seletivos porque as gramíneas não são tão sensíveis a eles. 

Assim, quando tal auxina é aplicada a um gramado infestado de trevos, por exemplo, os trevos eventualmente falecem, enquanto o gramado permanece normal. Essas auxinas podem ser ambientalmente perigosas e tóxicos. E mesmo que aqui as pessoas entendem como funcionam, devemos sempre buscar a orientação de um agrônomo qualificado antes de interferir dessa forma na natureza pois podemos prejudicar nossas plantas, nossa própria saúde e o meio ambiente.

No próximo artigo desta série Dizemos sobre giberelinas até agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem