Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana

Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana

Ficha Técnica

Nome científico: Strobilanthes dyeriana
Sinonímia: Perilepta dyeriana, Perilepta macclellandii, Strobilanthes auriculatus, Strobilanthes maclellandi, Strobilanthes dyerianus
Família: 
Origem: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana

Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana é uma arvoreta ornamental perene nativo de Mianmar, no sudeste da Ásia. Destaca-se principalmente pela cor da folhagem, com tons roxos, com tonalidades metálicas e iridescentes. O sobrenome vem da palavra grega strobilos, que significa cone, e anthos, que significa flor. Uma sugestão da forma de inflorescência de algumas plantas. O nome da espécie dyeriana é uma homenagem à botânica Sir William Turner Tyselton Dyer, diretor do Royal Botanic Gardens em Kew de 1843 a 1928.

Este formoso arbusto tropical atinge cerca de um metro de altura com ramos semi-herbáceos. Suas folhas lanceoladas têm bordas finamente serrilhadas. As suas folhas têm um fundo verde escuro, com espaços intervenientes arroxeados, em tons claros, que vão do metálico ao iridescente. No outono e no inverno, produz pequenas flores roxas, em forma de trombeta, que florescem em inflorescências pontiagudas, de importância ornamental secundária. Com o tempo, as folhas desbotam de roxo para tons de prata ou pálidos.

O escudo persa rústico de baixa manutenção é uma escolha de grande interesse para paisagismo. Com texturas tropicais e magenta. Consequentemente, é adequado para canteiros e arranjos com plantas de outras cores. juntar como um conjunto. Também pode ser cultivada em vasos e até dentro de casa, desde que seja perto de uma janela que receba luz solar direta. Estimula a densidade dos mudos apertando as pontas dos galhos, renove a folhagem murcha do escudo persa com a poda. Prepare novas mudos todos os anos para substituir os velhos e deterioradas.

Dicas e cuidados sobre a Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo ou substrato rico em matéria orgânica, drenável, mas com boa capacidade de retenção de água, para que se mantenha húmido ao longo do tempo, sem encharcar. Prefere um clima tropical quente e úmido com temperatura de pelo menos 10 graus Celsius. A luminosidade depende do clima. Em locais muito quentes, prefiram um tom penumbra para cores mais vibrantes e duráveis. Nesse caso, é melhor oferecer o sol da manhã, evitando o sol escaldante da tarde. Em áreas montanhosas com clima temperado, cresce bem ao sol. A intento em regiões temperadas é cultivada anualmente, pois não tolera o frio do inverno. Nesses locais, pode ser levado para interiores bem iluminados e estufas durante o inverno.

Escudo-persa ou Strobilanthes dyeriana gosta de alta umidade, portanto, evite plantar em climas secos ou propensos à seca, bem como em locais com correntes de vento. Aumente a humidade do ar regando, cobrindo e adicionando plantas altamente permeáveis ​​ao ambiente. Embora seja uma planta perene, ela se comporta como uma bienal no jardim e deve ser trocada a cada dois anos, pois perde o vigor e a beleza. Pode ser facilmente multiplicado por corte. Prepare um corte de 6 polegadas e remova as folhas inferiores. meia esquerda. Manter úmido e enraizar no substrato em um ambiente protegido. Enraizado em cerca de 2-4 semanas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem