Escutelária-da-costa-rica ou Scutellaria costaricana

Escutelária-da-costa-rica-Scutellaria-costaricana

Ficha Técnica

Nome científico: Scutellaria costaricana
Sinonímia: Scutellaria argentata
Família: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Escutelária-da-costa-rica ou Scutellaria costaricana

A árvore da encosta Rica é um semi-arbusto com folhagem ornamental e flores indígenas da encosta Rica e do Panamá, onde ainda não é difundida. Ramificado, com hastes roxas, de verde-escuro a marrom-claro, com folhas ovais, contrapostos, com nervuras bem marcadas. As inflorescências são agrupadas no ápice com muitas flores e são tubulares. 

Tem um topo curvo que se assemelha a um chapéu ou máscara. Sua cor caraterística é o vermelho com dois labelos, o inferior é amarelo, por dentro, mas as flores podem ser mais rosadas ou alaranjadas, ou, dependendo da variedade amarelos ou brancas. A flor é muito atraente para borboletas e beija-flores.

flores que parecem pequenas tochas de fogo e o ano todo, com plantas que não precisam de sol pleno. Para os paisagistas, a presença dessas plantas é uma alegria Especialmente se você não se recusar a cultivar flores em um local com sombra. A Espada da encosta Rica pode parecer um tanto exótica e na verdade ainda é bastante rara de se encontrar em centros de jardinagem e floriculturas, apesar disso vale a pena procurar para uso em ambientes fechados ou na sombra parcial do jardim. 

Apesar de não precisar de sol direto, essa espécie aprecia boa luminosidade, que pode vir do sol ameno da manhã ou da luz filtrada ao longo do dia. Isso também significa versatilidade, no sentido de que pode ser utilizado em maciços e bordas de hortos, especialmente protegidos, por exemplo para cobrir pequenos bosques ou demarcar corredores murados. Além disso, decora centros comerciais, escritórios e salas de estar, podendo ser cultivada em vasos e jalecos.

Dicas e cuidados sobre a Escutelária-da-costa-rica ou Scutellaria costaricana

Deve ser cultivada em meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e permanentemente úmido. Floresce o ano todo em áreas quentes com calor e umidade tropicais. Evite deixar o solo secar entre as regas. Não tolera geadas ou frio extremo no inverno e em áreas sujeitas a esse tipo de clima, como o sul do Brasil, recomenda-se cultivá-la em vasos e levá-la para áreas internas bem iluminadas durante o inverno. Em climas temperados, a floração concentra-se na primavera e no verão. Proteger as plantas do ar seco Evite vento e ar condicionado. Propagam-se por estacas de grama e sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem