Embaúba-prateada ou Cecropia hololeuca Embaúba-preta, Embaúba-branca, Embaúba-prata, Embaúva-prateada, Embaúva-branca, Embaúva-preta, Imbaúba-Prateada

 

Embaúba-prateada ou Cecropia hololeuca Embaúba-preta, Embaúba-branca, Embaúba-prata, Embaúva-prateada, Embaúva-branca, Embaúva-preta, Imbaúba-Prateada

Ficha Técnica

Nome científico: Cecropia hololeuca
Sinonímia: Cecropia leucocoma, Cecropia candida
Nomes populares: Embaúba-preta, Embaúba-branca, Embaúba-prata, Embaúva-prateada, Embaúva-branca, Embaúva-preta, Imbaúba-Prateada
Família: 
Clima: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Embaúba-prateada ou Cecropia hololeuca

Prata Embaúba é uma planta ornamental inovadora nativa da mata Atlântica que requer muita luz para prosperar. Há relatos de viajantes que, no início do século 19, percorreram a estrada Real, uma estrada de mais de 1.630 quilômetros construída pelo diadema portuguesa, que cortava os estados de minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A embaúba prateada ocorre nesses estados, bem como na Bahia e no espírito Sagrado. Como espécie de vegetação pioneira e secundária, cresce rápidamente, atingindo até 12 metros de altura e 20 a 30 centímetros de diâmetro, aparecendo principalmente na borda da mata e quando se abram clareiras com regeneração natural. Consequentemente, sua madeira é macia e o caule oco, dividido em nós e entrenós visíveis como o bambu servindo de abrigo para as benéficas formigas astecas. Sua copa, ramificada no topo do tronco, forma uma copa irregular.

Além do formato incomum para uma arvore, folhas grandes (50-60 cm de diâmetro) corimbosas, em forma de mão achatada, com estrias de 6 a 10 dedos, prateadas, concentradas na parte superior. na floresta. A cor prateada das folhas deve-se ao facto de estarem cobertas por um grossa camada de cabelos brancos, de ambos os lados, que reflectem a luz solar. Floresce mais de uma vez ao ano, geralmente no final da primavera e durante todo o verão, com flores em forma de espiga, que emergem nos ramos superiores, protegidas por folhas, com flores perfumadas, mas sem importância ornamental. Os frutos alongados contêm muitas sementes e servem de alimento para muitos pássaros e macacos. Pelo contrário, pessoas ociosas são atraídas por novos brotos.

Ideal para grandes pátios, assim como para parques e praças, a embaúba prata é uma arvore que não trespassa despercebida no paisagismo. Distingue-se pela forma e beleza das folhas raras. que é diferente de outras plantas. usado em grandes plantios individuais ou em combinações com outras espécies. Crie mais florestas abertas ou florestas fechadas. Evite plantar perto de prédios, calçadas ou estacionamentos, pois o solo é naturalmente fino e derrubá-lo pode causar acidentes. Também é uma arvore favorita para plantios mistos em áreas de reflorestamento porque cresce rápidamente e atrai pássaros dispersores de sementes.

A madeira Silver Ember é muito leve, macia e de baixa densidade e pode ser usada para fazer hulha para carros alegóricos, jangadas, caixas, fósforos, instrumentos musicais, lenha e pólvora. fibras transparentes opulentos em celulose também são adequadas para a fabricação de papel.

Deve ser cultivada o pleno sol, em diferentes tipos de solo, desde que seja drenável e preferencialmente rico em matéria orgânica. Reconhece a rega no primeiro ano de enraizamento. Não tolera sombra e geada. Propaga-se pelas sementes de frutos maduros que podem ser colhidos. que pode ser cabido pelos vestígios do bico da ave. Em seguida, os frutos devem ser deixados amontoados por alguns dias, depois alagados e coados, separando assim os caroços da polpa. Secar as sementes ao sol, depois plante em sacos com substrato preparado e mantenha úmido em meia sombra. A germinação é baixa e irregular, cerca de 20 %, mas os surdos-mudos crescem rápidamente.

Dicas e cuidados sobre a Embaúba-prateada ou Cecropia hololeuca

Planta medicinal

Indicações: Na terapêutica popular é utilizada para tratar Disbiose, Mal de Parkinson, Hipertensão, Diabetes, Afecções pulmonares, Amenorréia, Dismenorréia, Anúria, Bronquite, Coqueluche, Dispnéias, Erisipela, Ferimentos, Homoptise, Tuberculose, Tosse e Taquicardia.
Propriedades medicinais: Béquica, expectorante, adstringente, antidiabética, diurética, cardiotônica, hipotensora e vulnerária
Partes utilizadas: Raízes, Cascas, Flores e Folhas jovens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem