Dracena ou Dracaena fragrans Dragoeiro, Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil

Dracena ou Dracaena fragrans Dragoeiro, Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil
 

Ficha Técnica

Nome científico: Dracaena fragrans
Sinonímia: Aletris fragrans, Aloe fragrantissima, Cordyline fragrans, Dracaena deremensis, Pleomele fragrans, Draco fragrans, Dracaena albanensis, Dracaena aureolus, Dracaena broomfieldii, Dracaena butayei, Dracaena deisteliana, Dracaena janssensii, Dracaena latifolia, Dracaena lindenii, Dracaena massangeana, Dracaena smithii, Dracaena steudneri, Dracaena ugandensis, Sansevieria fragrans, Pleomele deremensis, Pleomele smithii, Pleomele ugandensis
Nomes populares: Dragoeiro, Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil
Família: 
Origem: , Costa do Marfim, , Sudão, Tanzânia, Zâmbia
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dracena ou Dracaena fragrans Dragoeiro

Dracaena é uma planta arbustiva com folhagem decorativa e é amplamente cultivada em várias partes do mundo por seu forte apelo tropical e rusticidade interna. Em plantas jovens, o tronco geralmente é simples, mas novos ramos se desenvolvem assim que a gema apical é avariada. Os ramos crescem após cada floração. Se plantada no solo, pode atingir 15 metros de altura e 30 cm de diâmetro. 

As folhas são grandes, brilhantes, lanceoladas e, dependendo da cultivar, podem ser largos ou estreitas, de cor lisa ou variegadas com listras longitudinais, com margens lisas ou onduladas, com diferentes tonalidades de verde. Eles aparecem em rosetas terminais, muitas vezes em forma de pom-pom: as folhas jovens são eretas e centradas, e as folhas maiores são curvas. As inflorescências são redondas, ovais, brancas a rosadas, com forte aroma doce. As flores são muito atrativas para abelhas e beija-flores. O resultado são bagas multi-semeadas de cor-de-laranja a vermelho.

Dracaena é muito popular e versátil no paisagismo e pode ser usada como arbusto único ou em grupos e fileiras, podendo servir como ponto focal ou formar maciços, casa e com outras plantas. Dentro de casa com certeza foi um sucesso. Plantas em vasos e muitas vezes moldadas por poda para decorar escritórios, halls, salas, escritórios, varandas, etc. variedades compactos com folhas coloridas destacam-se para este trabalho, como ' Compacta ', ' Janet Craig ', ' Lemon Lime ', ' Soul ', etc. 

Requer muito pouca manutenção e pode ser cultivada até pelo jardineiro mais esquecido. Dracena também é considerada uma excelente espécie para limpeza do ambiente. Estudos da NASA comprovam que promove a eliminação de subprodutos como formaldeído, xileno e tolueno.

Dicas e cuidados sobre a Dracena ou Dracaena fragrans Dragoeiro

Deve ser plantada ao sol, meia-sombra ou pouca luz, dependendo da espécie e das condições climáticas. Mas deve ser plantada em solo fértil. rico em matéria orgânica e rega regular. Reconhece o calor e a humidade ao redor. mas não resistente ao alagamento. Porém, é possível cultivar um trecho de seu tronco em vasos com água por muito tempo. Essa forma de cultivo deu origem ao nome pau d'água. Folhas com bordas secas são sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequencia das regas, reduz o uso de condicionador e, se possível, borrife água nas folhas. Fertilize a cada 2 semanas na primavera e no verão. Não tolera geada e neve. Propagado por estacas aéreas e estacas de tronco.

Atenção

Considerada planta tóxica devido à presença de saponinas. Manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem