Cestrum nocturnum (Dama Da Noite): Um Belo Jardim Natural

Dama-da-noite ou Cestrum nocturnum Coerana, Coirana, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite, Jasmim-verde, Rainha-da-noite
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cestrum nocturnum
Nomes populares: Coerana, Coirana, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite, Jasmim-verde, Rainha-da-noite
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dama-da-noite ou Cestrum nocturnum Coerana

A Dama da Noite é uma planta arbustiva de textura semi-lenhosa, muito apreciada pelo perfume inebriante das suas flores. O tronco é ereto e ramificado bifurcado. A princípio é vertical, mas as pontas pendem para baixo. Seu porte é moderado, geralmente com 1,5 metro de altura, mas pode chegar a 4 metros de altura. As folhas são simples, perenes, ovadas a lanceoladas, brilhantes e coriáceas, pecioladas longas. Profusas inflorescências aparecem na primavera e no verão, produzindo muitas flores tubulares verde-creme que exalam uma fragrância intensa, especialmente à noite. Bagas subseqüentes - bagas, brancas, translúcidas.

A Dama da Noite é uma planta vigorosa e de crescimento rápido, geralmente usada sozinha, mas também se dá bem em pequenos grupos. É um elemento indispensável no horto perfumado, no horto do toque e no horto das borboletas. Também pode ser aparado ou estacado para crescer como uma árvore ou videira, adicionando sabor a caminhos jardins e suportes de apoio, como gazebos, arcos e treliças. Para diminuir seu cheiro forte, plante-a em meia sombra, para que sua floração seja menos intensa.

Não deve ser usado perto de janelas de quartos, especialmente em quartos para pessoas sensíveis e crianças. Seu cheiro pungente é considerado um dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas acham doce. Suas flores atraem muitas abelhas. beija-flores e borboletas.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera salinidade, geadas severas ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais frequentes. A poda deve ser feita após a floração principal. Propaga-se por sementes e estacas de ramos semi-lenhosos.

Dicas e cuidados sobre a Dama-da-noite ou Cestrum nocturnum Coerana

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas e podem provocar vômitos, irritação das mucosas e alucinações, entre outros sintomas. A dama-da-noite é considerada planta invasiva, principalmente em pastagens.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem