Coqueiro-de-vênus ou Cordyline fruticosa Fiteira, Lírio-palma, Cordiline-verde, Cordiline, Dracena, Peregum, Peregum-roxo

Coqueiro-de-vênus ou Cordyline fruticosa Fiteira, Lírio-palma, Cordiline-verde, Cordiline, Dracena, Peregum, Peregum-roxo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cordyline fruticosa
Sinonímia: Asparagus terminalis, Convallaria fruticosa, Cordyline terminalis, Cordyline jacquinii, Dracaena terminalis, Terminalis fruticosa, Ezehlsia palma, Taetsia fruticosa, Dracaena cuprea, Dracaena amabilis, Dianella cubensis, Cordyline baptistii, Cordyline amabilis, Calodracon terminalis, Calodracon sieberi, Calodracon nobilis, Calodracon heliconiifolia, Aletris chinensis, Cordyline hedychioides
Nomes populares: Fiteira, Lírio-palma, Cordiline-verde, Cordiline, Dracena, Peregum, Peregum-roxo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Coqueiro-de-vênus ou Cordyline fruticosa Fiteira

O Coqueiro de Vênus, apesar do nome e da aparência não é um coqueiro. Da família Asparagaceae, está intimamente relacionada com Dracenas e espargos. Vem do sudeste da Ásia, Papua Nova Guine, Melanesia, nordeste do austrália além da Polinésia e outras ilhas no oceano índico. Devido ao seu efeito decorativo, com o tempo conquistar hortos tropicais ao redor do mundo e hoje podem ser encontrados em muitas variedades além das típicas espécies originais. 

De textura lenhosa e aparência espessa, geralmente com um único caule ou alguns galhos, e folhas bonitas, muito brilhantes, coriáceas, largos, verdes, vermelhas ou roxas em cores sólidas ou variadas de branco, amarelo, cor-de-rosa e vermelho.. As inflorescências paniculadas aparecem nos adultos em qualquer época do ano. pequenas e delicadas flores amarelas ou rosa com uma fragrância delicada. O resultado é um tipo de baga que amadurece e fica vermelha.

Existem muitas variedades de coqueiro, selecionadas por sua folhagem. Entre eles podemos citar ' Firebrand ', talvez um dos mais populares, com folhas vermelho-púrpura. ' Tricolor ', com folhas marcadas de verde, rosa e amarelo-creme; ' Amabilis ' com folhas ovais e largos, manchadas de rosa e branco. ' Baptisii ', com folhas circunflexos marcadas com rosa e amarelo. ' Black Mystique ', roxo profundo, quase preto. e o ' Hawaiian Bonsai ', com folhas carmim e altura não superior a um metro.

Uma folhagem deslumbrante que dá um toque tropical delicioso ao horto, assim podemos caracterizar o uso paisagístico do coqueiro. As cores vibrantes e variadas são perfeitas para adicionar belos contrastes durante todo o ano. Pode ser usado em fileiras densas e cortinas em jardins tropicais e modernos. E até mesmo em locais isolados como uma lareira ou em conjunto com outras espécies. É muito utilizada em vasos, como folhagem, enfeitando ambientes internos bem iluminados, como residências, escritórios e shoppings centeres.

Dicas e cuidados sobre o Coqueiro-de-vênus ou Cordyline fruticosa Fiteira

Os polinésios e havaianos desenvolveram muitos usos para o coqueiro além de serem usados ​​como enfeites. Os rizomas da planta são ricos em fécula e aplicados na alimentação. As folhas são utilizadas para diversos fins, desde telhados de casas, confecção de roupas tradicionais (hula), bebidas alcoólicas e até como ' papel higiênico '.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Esta variedade tolera bem o frio e a salinidade das zonas costeiros. As variedades coloridas são mais bonitas e com cores mais vibrantes quando cultivadas o pleno sol. Não é resistente à seca e à baixa humidade, mas não pode ser encharcado, senão as raizes adoecem. Volte para os quartos com ar-condicionado. Se possível, regue com água sem flúor (utilizar água da chuva em vez de água da bica), que causa manchas nas folhas. 

Aplique fertilizante durante a estação de crescimento, mas tome cuidado para não deixar o fertilizante nas folhas. Propaga-se facilmente por estaquia, além dos brotos que surgem espontaneamente diretamente do rizoma, ao redor da planta mãe, preservando assim as características da cultivar. A reprodução por estaquia é feita fatiando segmentos maduros do tronco da planta colocados para germinar em substrato mantido húmido, sob sombra filtrada. Após o surgimento dos surdos-mudos a parte crescida é fatiada e transplantada para um vaso para enraizamento. A propagação por sementes é mais rara e muitas vezes resulta em indivíduos diferentes da planta-mãe. A taxa de germinação é alta e dura de um a três meses.

Atenção

Pode se tornar invasiva em algumas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem