Citronela ou Cymbopogon winterianus Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão

Citronela ou Cymbopogon winterianus Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cymbopogon winterianus
Nomes populares: Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Citronela ou Cymbopogon winterianus Capim-citronela

Citronela é conhecida por suas propriedades repelentes. especialmente contra mosquitos e hemípteros. Forma touceiras densas e suas folhas são longas, pontiagudas e de cor verde brilhante, análogos ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Distingue-se apenas pelo aroma, que é doce, com cheiro de limão, ao contrário do capim-limão, que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Incluiu grandes quantidades de óleo essencial de citronelal, que atua como repelente.

Pode ser plantada em vasos e floreiras, bem como em canteiros adubados ou como bordadura em grandes superfícies. efeito positivo no alelopático quando plantado com outras plantas. Repelir pragas e proteger camaradas. A Essência de Citronela é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes, aromaterapia, desinfetantes e conservação de alimentos. Usar óleos essenciais diretamente na pele pode causar irritação. O bagaço de capim-limão pode ser usado na alimentação animal. Diz-se também que mantém os gatos longe de hortas e canteiros de flores.

Para uma boa colheita, deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, bem drenado e enriquecido organicamente. O crescimento é comparativamente rápido, o que pode exigir desbaste periodico. Sempre utilizar luvas ao trabalhar com citronela, pois as bordas das folhas criam cortes rasos na pele. Nos trópicos, geralmente não é tolerante ao frio extremo ou à geada. Facilmente propagado dividindo a moita.

Dicas e cuidados sobre a Citronela ou Cymbopogon winterianus Capim-citronela

Planta medicinal

Indicações: nervosismo, ansiedade, agitação
Propriedades medicinais: calmante, bactericida, carminativa, repelente
Partes utilizadas: folhas, colmos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem