Cipó-tapiá ou Camptosema grandiflorum Cipó-tapé, Cuitelo, Farinha-do-campo, Cuitelinho

Cipó-tapiá ou Camptosema grandiflorum Cipó-tapé, Cuitelo, Farinha-do-campo, Cuitelinho
 

Ficha Técnica

Nome científico: Camptosema grandiflorum
Sinonímia: Camptosema spectabilis, Cratylia spectabilis
Nomes populares: Cipó-tapé, Cuitelo, Farinha-do-campo, Cuitelinho
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Cipó-tapiá ou Camptosema grandiflorum

Cipo-tapiá é uma trepadeira nativa do Brasil, espécie perene com flores pendentes, vermelhas ou rosadas e muito decorativas. Esta planta pode atingir os 6 metros de altura, é uma trepadeira luxuriante com ramos ramificados que lhe permitem juntar-se em qualquer estrutura. Seu crescimento é vigoroso, bem ramificado, com folhagem abundante. As folhas são verde-escuras, compostas por três grandes folíolos ovais. Já as flores surgem em inflorescências axilares, do tipo buquê, pendentes e alongadas, de até 50 cm de comprimento, assumindo grande valor ornamental. A floração ocorre no outono e inverno.

Facilmente encontrada em autoestradas rurais brasileiras, esta trepadeira normalmente se apoia na copa das árvores. Pode ser plantada em jardins, desde que haja suporte adequado para o seu desenvolvimento, como pérgulas, gazebos, cercas ou muros. Neste tipo de estrutura, aprecia-se a inflorescência caída, que se pode observar em baixo. Além disso, o contraste entre o verde e o vermelho das flores traz interesse ao jardim, assim como o movimento devido ao vento. Também atrai muitas borboletas e beija-flores. 

Dicas e cuidados sobre o Cipó-tapiá ou Camptosema grandiflorum

A videira de parede não requer pouca manutenção, por exemplo, a poda não é necessária, mas pode ser feita após a floração para estimular o desenvolvimento de novas inflorescências, bem como para moldar a forma da planta e controlar seu crescimento.. Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, preferencialmente arenoso-argiloso e rico em matéria orgânica. Prefere solo húmido, mas não encharcado, portanto, irrigar 2 a 3 vezes por semana é ideal durante o primeiro ano de plantio. Quando maduro, tolera curtos períodos de seca. É muito resistente ao gelo e tolera baixas temperaturas invernais, pelo que também é adequado para o sul do país e regiões montanhosas. É uma planta adaptável que pode ser propagada em qualquer época do ano por sementes, alporquia ou estacas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem