Cinamomo ou Melia azedarach Árvore-santa, Bombal, Bombolo-de-portugal, Cedro-do-ceilão, Conteira, Jasmim-azul, Jasmim-de-cachorro, Jasmim-de-soldado, Jasmim-soldado, Lilás-da-índia, Lilás-das-antilhas, Lilás-do-cabo, Lírio-da-índia, Margosa, Mélia, Nimbo, Niumbó, Paraíso, Sicómoro-bastardo, Sinamão, Árvore-de-jonny, Tenente-e-intendente, Para-raio

Ficha Técnica

Nome científico: Melia azedarach
Nomes populares: Árvore-santa, Bombal, Bombolo-de-portugal, Cedro-do-ceilão, Conteira, Jasmim-azul, Jasmim-de-cachorro, Jasmim-de-soldado, Jasmim-soldado, Lilás-da-índia, Lilás-das-antilhas, Lilás-do-cabo, Lírio-da-índia, Margosa, Mélia, Nimbo, Niumbó, Paraíso, Sicómoro-bastardo, Sinamão, Árvore-de-jonny, Tenente-e-intendente, Para-raio
Família: Meliaceae

Luminosidade:  

Dicas e cuidados para o Cinamomo ou Melia azedarach Árvore-santa

A Cinamomo é uma arvore de folha caduca e de floração rápida, popularmente plantada como planta ornamental em todo o mundo. Ela cresce na Ásia e no austrália mas é encontrada nas florestas da américa, Africa e Europa. A copa é arredondada ou em forma de guarda-chuva, dependendo da espécie. As folhas são perfumadas, dispostas alternadamente, as folhas são ovais, as bordas são irregulares. Verde escuro no início tornando-se amarelo antes de tombar. O súber do tronco é marrom avermelhada com o tempo. A madeira é de densidade média, marrom-amarelada ou vermelho-escura, de grão reto, resistente a cupins porém quebradiça e de baixa durabilidade. 

É muito utilizada como lenha e em marceneiro leve. produção em caixa cabos de ferramentas, brinquedos, etc. Seu tamanho médio é de 7 a 12 m de altura, mas em condições excepcionais pode chegar a 45 m. As flores aparecem em inflorescências na primavera e no verão, pequenas, em cinco partes, roxos claros, perfumadas e muito atraentes. O fruto é uma drupa ovóide, de cor verde o amarelo esbranquiçada e murchada quando madura. É comido por pássaros, mas é altamente tóxico para mamíferos.

A canela é uma arvore atrativa quando requeremos de um efeito veloz no paisagismo. Graças ao veloz crescimento de até 3,5 metros por ano. A sombra é fresca no verão e as flores são bastante vistosas. No inverno, porém, fica exposto à luz do sol, o que é útil em muitas situações. É utilizado no paisagismo, na criação de ruas e árvores gigantes em ambientes urbanos como praças e calçadas, pois não é sensível à poluição. Embora a baga seja venenosa, ela agrada as crianças mais velhos que a utilizam em diversas brincadeiras. Pode-se dizer que algumas gerações conhecem muito bem as bolas de canela que brincavam na infância. 

Dicas e cuidados para o Cinamomo ou Melia azedarach Árvore-santa

Mas devido ao perigo de deglutir Consequentemente, não é recomendado plantá-lo perto do playground. As sementes também foram amplamente utilizadas no passado para fazer rosários e terços. ramos jovens podem ser usados ​​em arranjos de flores e buquês. Na China, os extratos de pesticidas são obtidos industrialmente das folhas de canela. Existem três variedades disponíveis, o comum, o guarda-chuva e o gigante.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regada regularmente no primeiro ano de plantio. Prefere o clima subtropical. Atura bem os solos argilosos e, uma vez bem enraizada, também resiste à seca. Propaga-se facilmente por sementes obtidas de frutos maduros e triturados. Também é possível propagar Chinaberry a partir de estacas.

Atenção

Esta planta é bastante tóxica ao seres humanos e a ingestão de uma pequena porção já pode provocar a morte. Ela também é uma espécie invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem