Ciclanto ou Cyclanthus bipartitus Mapuá

Ciclanto ou Cyclanthus bipartitus Mapuá
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cyclanthus bipartitus
Sinonímia: Cyclanthus plumieri, Cyclanthus bifolius, Cyclanthus cristatus, Cyclanthus estaba, Cyclanthus bipartitus, Discanthus odoratus
Nomes populares: Mapuá
Família: Cyclanthaceae

Dicas e cuidados sobre a Ciclanto ou Cyclanthus bipartitus Mapuá

Cyclanthus é uma erva perene com cores brilhantes. O que é notável por suas folhas enrugadas e quebradas. Faz sentido que cada folha tenha duas folhas. Originária da região amazônica, cresce como planta de várzea em córregos, sempre protegida por copa arbórea, além de solo baixo e húmido. Alguns botânicos acreditam que ela tem um rizoma curto, enquanto outros a descrevem como um tronco, dando a impressão de que as folhas saem direto do chão. As folhas crescem em aglomerados densos e são verde claro brilhante. 

Eles são grandes, largos, eretos, coriáceos e sustentados por longos caules. Nos adultos, é bipartida (onde se localizam as folhas em forma de foice) e tem uma textura característica “enrugada”. A inflorescência do cíclame pode surgir em qualquer época do ano, em hastes mais longas ou mais curtas, é do tipo espádice com aspecto de caracol, anéis de pistilo e flores estames, dispostos alternadamente e quatro pás grandes na base. As flores são de cor creme e pequenas, de pouco ou nenhum valor ornamental. No entanto, suas spathas são muito perfumadas, exalando um delicioso aroma de baunilha e canela. Após a polinização pelo besouro forma-se um fruto que se isola em discos e libera as sementes assim que amadurecem.

O uso de Cyclanthus no paisagismo é cada vez mais comum, mostrando-se uma opção atraente para locais parcialmente sombreados a sombreados. Quando cultivada em canteiros, formando maciços ou fileiras ao longo das paredes agrega grande valor ornamental. É também uma planta de pântano por excelência, capaz de dar textura às bordas de lagoas e corpos d'água. Desta forma, traz um toque tropical e contemporâneo para pequenos e grandes hortos, sejam eles residenciais, comerciais, condomínios, etc. 

Além disso, também se presta como uma excelente opção para interiores, sendo realizada em grandes vasos e hortos de inverno. Ao usar o ciclanto, preste atenção especial à "escama", pois seu grande tamanho pode dominar espaços como a folhagem. Texturas únicas são então trazidas para ambientes de grande escala para conferir luxo e elegância. Em geral, é uma planta rústica, de fácil cultivo e que requer pouca manutenção, que inclui espanar as folhas com um pano limpo umedecido em água ou tomar banho com água fria. A poda deve ser feita apenas para retirar folhas mortas ou amareladas, por questões estéticas.

Dicas e cuidados sobre a Ciclanto ou Cyclanthus bipartitus Mapuá

Deve crescer em meia-sombra ou luz filtrada e apreciava substratos ricos em matéria orgânica que retêm umidade. Quanto à composição do substrato, é interessante escolher argila misturada com terra vegetal. Turfa e casca de pinheiro podem ser colocadas para aumentar o ar e reter a umidade no substrato. Evite expor o ciclâmen à luz solar direta, principalmente nas horas mais quentes do dia. A exposição pode causar queimaduras irreversíveis. Por ser uma planta essencialmente aquática, o ideal é que o solo esteja sempre húmido, sem necessariamente estar encharcado. 

Gosta de clima quente e húmido, por isso vale a pena evitar ar condicionado e complementar a humidade do ar com umidificadores. Em climas temperados ou subtropicais, deve ser cultivada preferencialmente em ambientes protegidos, como em ambientes fechados ou em estufas úmidas. Não tolera geada ou seca. A adubação deve ser feita durante o período vegetativo, ou seja, na primavera e no verão, de forma moderada, com adubos orgânicos ou minerais, na área de projeção da folhagem, sem tocar no regaço da planta. Certifique-se de irrigar a planta antes de fertilizar para evitar incinerar as raizes. A reprodução do cicanto geralmente é realizada dividindo a moita estacas de folhas (com pecíolos) ou semeando em qualquer época do ano.

Planta medicinal

Indicações: Picadas de cobra, Picadas de formida, Dor de barriga, Verminoses, Catarata, Queda de Cabelo
Propriedades medicinais: Analgésica, Ainda desconhecidas

Partes utilizadas: seiva, folha, haste, inflorescência

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem