Chuva-de-ouro ou Oncidium sp Oncídio

Chuva-de-ouro ou Oncidium sp Oncídio
 

Ficha Técnica

Nome científico: Oncidium sp
Nomes populares: Oncídio
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Chuva-de-ouro ou Oncidium sp Oncídio

Oncidium ou chuva dourada são nomes populares dados a um grande grupo de espécies de orquídeas pertencentes ao gênero Oncidium. A principal característica desse gênero é a presença de um calo localizado na base do labelo da flor O oncídio mais popular é o Oncidium varicosum, com flores quase totalmente amarelas.

No entanto, as flores de oncídia são geralmente amarelas, marrons, verdes, laranjas e raramente rajadas. Outra característica importante é que as pétalas e sépalas são comparativamente pequenas em relação à margem do labelo. Principalmente epifitismos, os pseudobulbos são ovais e planos, cada um contendo 2 ou 4 folhas. Muitas vezes usado como flores de corte.

Dicas e cuidados sobre a Chuva-de-ouro ou Oncidium sp Oncídio

Devem ser cultivadas à meia-sombra, em substrato adequado para a espécie geralmente preparado para epífitos, como fibras de côco, casca de pinus, entre outros materiais. Além de ser adaptável ao plantio em vasos, cresce muito bem quando presa ao caule das árvores com barbante ou sisal. Gosta de humidade, por isso deve ser regada quando o substrato estiver seco. Tolerante ao frio Propaga-se dividindo a planta deixando pelo menos três plantas artificiais por muda. Em escala industrial, é propagado por sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem