Chuva-de-ouro ou Cassia fistula Canafístula, Cássia-fístula, Cássia-imperial

Chuva-de-ouro-Cassia-fistula-Canafístula-Cássia-fístula-Cássia-imperial
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cassia fistula
Nomes populares: Canafístula, Cássia-fístula, Cássia-imperial
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Chuva-de-ouro ou Cassia fistula Canafístula, Cássia-fístula, Cássia-imperial

A chuva dourada é uma planta de folha caduca com bonitas flores. Há flores douradas penduradas em lindos cachos. De porte médio e crescimento rápido de 5 a 10 metros de altura. Seu caule é elegante, ligeiramente curvo, pode ser único ou múltiplo, com súber verde-acinzentada. A copa é redonda, com cerca de 4 metros de diâmetro. As folhas são pinadas e alternadas com 4-8 pares de folíolos verdes brilhantes pontiagudos elípticos.

Inflorescências do tipo racemo, pendentes e longas surgem no verão, com cerca de 30 cm de comprimento, com muitas flores amarelas, quintubulares e grandes. O fruto subsequente é uma fava cilíndrica, castanha, com 25-100 sementes em forma de lentilha, castanhos e brilhantes, encerradas numa polpa doce, com propriedades medicinais. A polpa é comestível, mas as sementes são venenosas e não devem ser ingeridas.

Sozinha ou em pequenos grupos, a Golden Rain será o centro das atenções no seu horto enquanto floresce. O resto do ano não ficará para trás, pois fornece sombra fresca sem ser muito densa. Não cria raízes, por isso pode ser plantada nas calçadas. Para além das suas propriedades decorativas, é utilizada em fitoterapia com particular destaque para a medicina ayurvédica. Suas propriedades incluem desintoxicação e limpeza do corpo. AUSPÍCIO: a proporção áurea é nociva, sempre sob a supervisão de um médico em caso de ingestão.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regada regularmente. A chuva dourada se adéqua muito bem aos climas subtropicais e tropicais. Uma vez bem estabelecida, é capaz de tolerar curtos períodos de seca. É multiplicado por sementes que precisam quebrar a dormência para melhor germinação. A quebra de dormência pode ser alcançada por escarificação física ou imersão em uma solução de ácido sulfúrico por 5 a 20 minutos. Após esse processo, as sementes devem ficar de molho em água por algumas horas antes do plantio.

Dicas e cuidados sobre a Chuva-de-ouro ou Cassia fistula Canafístula, Cássia-fístula, Cássia-imperial

Planta medicinal

Indicações: prisão de ventre, intoxicações, cefaléias, ansiedade, febre, artrite, problemas nervosos, hemorragias, refluxo ácido, reumatismo, afecções da pele, envenenamentos
Propriedades medicinais: laxante, emoliente, depurativa, desintoxicante, purgativo, estimulante da vesícula biliar, aperiente, vermífugo
Partes utilizadas: sementes, frutos, folhas, raízes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem