Cerejeira-anã ou Eugenia mattosii Cereja-de-mattos, Pitanguinha-de-mattos, Cerejinha-de-mattos, Cambuí-rasteiro, Cambuím, Uvaia, Cambuí-peba, Pitanga-anã, Mini-pitanga, Cambuí-peva, Pitangueira-anã

Cerejeira-anã ou Eugenia mattosii Cereja-de-mattos, Pitanguinha-de-mattos, Cerejinha-de-mattos, Cambuí-rasteiro, Cambuím, Uvaia, Cambuí-peba, Pitanga-anã, Mini-pitanga, Cambuí-peva, Pitangueira-anã
 

Ficha Técnica

Nome científico: Eugenia mattosii
Nomes populares: Cereja-de-mattos, Pitanguinha-de-mattos, Cerejinha-de-mattos, Cambuí-rasteiro, Cambuím, Uvaia, Cambuí-peba, Pitanga-anã, Mini-pitanga, Cambuí-peva, Pitangueira-anã
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Cerejeira-anã ou Eugenia mattosii

A cerejeira-anã é um arbusto perenifólio, lenhoso, prolífico e ornamental, originário da mata Atlântica dos estados de santa Catarina e Paraná. Possui copa densa e arredondada, muito ramificada desde a base. O tronco é castanho-escuro e fissurado verticalmente. As folhas são simples, pequenas, oblongas, elípticas a espatuladas, contrários, coriáceas, brilhantes, vermelhas quando jovens e verdes quando maduros, causando um efeito acobreado no arbusto durante sua fase de crescimento. As inflorescências aparecem na primavera, axilares no topo cachos de 2 a 8 flores cada. Suas flores são hermafroditas, de cor branca, longas e com muitos estames, levemente perfumadas. Eles produzem grandes quantidades de néctar e pólen. e atrai abelhas locais e outros polinizadores.

Seus frutos são formados no verão, tipo baga, pequenos, redondos, vermelhos, de cálice persistente, polpa carnuda, sabor doce, cada fruto contém uma ou duas sementes. Seu aroma e sabor lembram a pitanga (Eugenia uniflora) e a acerola (Eugenia involucrata). Pode ser tomado naturalmente ou como um suco refrescante, geleia ou sorvete. Além disso, o fruto da cereja anã atrai muitos pássaros. Em geral, tanto as flores quanto os frutos aparecem com mais intensidade se a planta for cultivada na região sul do país ou seja, em regiões com estações mais marcadas.

No jardim, a cerejeira-anã é um verdadeiro curinga, excelente substituta de arbustos exóticos como o Buxinho (Buxus sempervirens) e o Ligustrinho (Ligustrum sinense) e o diferencial na produção de frutos comestíveis. Pode ser usado sozinho, em grupo, em fileira ou com outras plantas, principalmente aquelas que contrastam com sua textura fina e tons de verde acobreado. Agüentar muito bem a poda e possui uma copa densa e resistente, o que a torna adequada para topiárias, bordaduras e sebes formais e informais. Desta forma, por exemplo, pode delimitar a entrada para o jardim ou mesmo contornar o muro. 

Dicas e cuidados sobre a Cerejeira-anã ou Eugenia mattosii

Além disso, é uma espécie ameaçada de extinção com importante papel ecológico, atraindo polinizadores e alimentando a avifauna, tornando ainda mais importante seu uso no paisagismo do Brasil. Raramente cresce, trazendo originalidade ao projeto. Também pode ser plantada em vasos e floreiras, para que você possa usá-la para embelezar seu pátio ou varanda ensolarada. Suas folhas pequenas e hastes divididas o tornam uma escolha ideal para a arte bonsai. É uma planta de fácil cultivo, de crescimento lento e de fácil manutenção, incluindo limpeza, adubação de formação e poda.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, drenante e rico em matéria orgânica. No jardim, depois de bem enraizado, o ideal é que as regas sejam complementares. Resiste a geadas (-3ºC) e a breves períodos de seca. No entanto, é capaz de se adaptar a diferentes condições climáticas, podendo ser cultivada desde o nível do mar até grandes altitudes (1000 m), de norte a sul do Brasil. O ideal é adubá-la no início da primavera e durante o verão, com adubos orgânicos, como farinha de ossos e esterco de galináceo bem seco, ou adubos minerais, como fórmulas NPK próprias para fruteiras, sempre seguindo as recomendações do fabricante. 

Certifique-se de regar a planta antes de fertilizar para evitar queimar as raízes. As cerejeiras anãs são facilmente propagadas por estacas de sementes ou brotos jovens. Para o plantio as sementes são semeadas logo após a colheita dos frutos pois as sementes são teimosas e perdem rapidamente as propriedades germinativas. A germinação é irregular e ocorre entre 40 e 90 dias. Aperte as pontas dos mudos energizando sua fusão. As cerejeiras anãos começam a frutificar cerca de 2 a 3 anos após o plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem