Cebola ou Allium cepa Cebolo, Cepa

Cebola ou Allium cepa Cebolo, Cepa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Allium cepa
Nomes populares: Cebolo, Cepa
Família: Alliaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Cebola ou Allium cepa Cebolo, Cepa

A cebola é um dos vegetais mais cultivados e mais antigos do mundo cebolas são comida, tempero e remédio. É uma planta herbácea com folhas cilíndricas, buracos, verdes, tenros e perfumadas. É uma bainha bulbosa de diferentes tamanhos formada pela sobreposição e estratificação da bainha carnuda e suculenta na qual o material de suporte se acumula. O bulbo é coberto externamente por fina película seca de cor amarela, branca, marron ou púrpura. O caule verdadeiro está localizado abaixo do bulbo e emite raios de raízes rasos. As inflorescências, formadas no segundo ano, são de forma esférica. Há muitas flores brancas. muito atraente para as abelhas. A maioria das sementes são obtidas por polinização cruzada.

São inúmeras as variedades de cebolas, bolbos de formas diversas, redondos, periformes, achatados, com ciclos diversos, de anuais a perenes, mais doces ou mais picantes, etc. Usualmente, as cebolas são anuais de inverno (em climas tropicais), semeadas no outono e colhidas na primavera e no verão, mas hoje existem cultivares precoces e tardias para os mais diversos climas. cebolas deliciosas são parte integrante não apenas da culinária brasileira, mas também de muitas outras culturas. Ainda assim, há sempre quem não aprecia o seu aroma e sabor fortes e picantes.

Cultivar o pleno sol, em solo fértil, ligeiramente ácido, profundo, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. As cebolas requerem solo bem drenado e fertilizado e bom espaçamento para o desenvolvimento perfeito do bulbo. Dependendo da cultivar, a cebola pode ser propagada por sementes, bulbos formados ao redor do bulbo mãe ou bulbos formados em inflorescências. Os surdos-mudos são colocadas 30 a 40 dias após a semeadura. deve ser transplantado em poucos dias, levando em consideração o layout 15 x 20, para obter bulbos grandes. A colheita começa cerca de 80 a 165 dias após o plantio quando as folhas começam a secar.

Dicas e cuidados sobre a Cebola ou Allium cepa Cebolo, Cepa

Planta medicinal

Indicações: câncer, úlcera, infecções, doenças respiratórias em geral, diabetes, cataratas, cardiopatias, verminoses, lupus eritematoso, alergias
Propriedades medicinais: antitumoral, antiséptica, antibiótica, espectorante, emenagoga, anti-histamínica, hipoglicemiante, antiinflamatória, analgésica, anticoagulante, anti-helmíntica, balsâmica
Partes utilizadas: bulbo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem