Cróton ou Codiaeum variegatum Folha-imperial, Louro-variegado
Dicas e cuidados sobre a Cróton ou Codiaeum variegatum
Croton é um arbusto com folhas muito perenes. Possui caule de textura semi-lenhosa a lenhosa e seiva venenosa. Suas folhas são coriáceas e brilhantes e podem ser cônicas, lobadas, ovais ou retorcidas, de tamanho variável. Mas o que mais chama a atenção nessa planta é a cor das folhas, que se misturam em diversas combinações de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.
As manchas coloridas podem cobrir as bordas, o meio e as veias das folhas, bem como os traços. Croton pode atingir 2-3 metros de altura. As flores têm pouco valor decorativo. As variedades são numerosas e as mais conhecidas são ' Spirale ', ' Andreanum ', ' Majesticum ', ' Aureo-maculatum ', ' Sanderi ', ' Angustissimum ', ' Aucubifolium ', ' Interruptum ' e ' Weismannii '. A escolha da variedade vai depender do gosto do cliente e das qualidades paisagísticas de cada um.
Os crótons prestam-se a ser aplicados como planta isolada, ocupando grande área, ou em forma de sebes, que devem ter um aspecto natural, sem podas geométricas. Também pode ser composto com outras plantas. bem pelo belo contraste das folhas. Pode ser cultivada dentro de casa, desde que aufira muita luz e humidade, não se adaptando ao clima.
Devem ser cultivadas o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Usualmente nos trópicos O croton não é frio nem duro. Reproduz estacas e camadas de ar. Sempre utilizar luvas ao manusear esta erva, pois a seiva pode irritar a pele.