Coração-partido ou Corpuscularia lehmannii Planta-gelo

Coração-partido-Corpuscularia-lehmannii-Planta-gelo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Corpuscularia lehmannii
Sinonímia: Delosperma lehmannii
Nomes populares: Planta-gelo
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Coração-partido ou Corpuscularia lehmannii Planta-gelo

A suculenta coração partido é uma espécie de grande valor ornamental, que tem feito muito sucesso em terrários e mini jardins. É uma planta perene, nativa da Africa do Sul, no continente africano, onde cresce em regiões semiáridas com clima subtropical. Suas folhas são pequenas, espessos e muito simétricas, de formato piramidal arredondado, de cor cinza-azulada. Tal simetria agrega um valor único à planta assim como o arranjo das folhas em pares que lembram um coração partido. As inflorescências desta suculenta única aparecem no verão e no outono. Eles são amarelos e parecem pequenas margaridas. Há também uma forma variegada com folhas misturadas com amarelo.

Esta suculenta, como a maioria das plantas do seu género, pode ser cultivada no exterior, diretamente no jardim ou em pátios, varandas, terraços, etc., ou no interior desde que recebam pelo menos 4 horas de luz solar direta. Embora seja possível cultivá-la em ambientes sombreados, nessas condições a planta estará estiolada, com maior espaçamento entre os pares que formam o encantador coração partido. É uma espécie ideal para cultivar em vasos, hortos ornamentais, terrários e minijardins, devido ao seu pequeno porte e tamanho compacto. 

O aspecto delicado e geométrico das folhas pode -e deve- ser explorado para compor um jardim com diferentes texturas. A manutenção inclui o replantio para garantir que as raizes estejam saudáveis. prevenir a podridão e substitui por novos substratos que podem se tornar mais densos com o tempo. Deve crescer em pleno sol ou sombra parcial. É adaptável o condições áridas e semi-áridas e cresce facilmente em solos arenosos ou rochosos. Ao cultivar em vasos, utilizar substratos próprios para suculentas, como por exemplo: H. bem drenado e pobre em matéria orgânica. 

Dicas e cuidados sobre o Coração-partido ou Corpuscularia lehmannii Planta-gelo

É uma espécie que tolera longos períodos de estiagem. As irrigações devem ser espaçadas, idealmente quando o solo estiver seco, além de favorecer uma drenagem perfeita, evitando assim o risco de encharcamento e consequentemente a deterioração das raizes Tal como acontece com outras suculentas, a fertilização não deve ser pesada, então alimente uniformemente (⅓ do fertilizante recomendado para outras plantas de jardim) na primavera e no verão. Embora seja uma espécie de crescimento lento. Mas se espalha facilmente como um tapete quando plantado no solo. Pode ser propagado por estacas de folhas ou galhos, divisão de arbustos ou sementes, mas as estacas são o método de propagação mais confiável.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem