Calibrachoa ou Calibrachoa x hybrida Mini-petúnia, Mil-sinos, Falsa-petúnia

Calibrachoa ou Calibrachoa x hybrida Mini-petúnia, Mil-sinos, Falsa-petúnia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Calibrachoa x hybrida
Sinonímia: Leptophragma, Stimomphis
Nomes populares: Mini-petúnia, Mil-sinos, Falsa-petúnia
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com Calibrachoa ou Calibrachoa x hybrida Mini-petúnia, Mil-sinos, Falsa-petúnia

Calibrachoa é uma planta perene nativa da América do Sul, mas é uma planta herbácea com vida útil curta. É muito semelhante às petúnias (Petunia x hybrida), pois são parentes de outras espécies e vêm do mesmo habitat.

Muitas vezes essa extrema semelhança cria confusão na identificação. No entanto, recentemente foi cientificamente compreendido que essas duas espécies diferem no número de cromossomos e nos mecanismos reprodutivos. Um cruzamento entre as duas espécies é possível, dando origem ao gênero híbrido Petchoa, muito vigoroso e com flores grandes.

Calibahoa denso e ramificado, espalhado e muitas vezes murcho, forma um arbusto pequeno e arredondado, geralmente com não mais de 30 cm de altura, mas pode formar arbustos de até 50 cm de altura, dependendo da estação. Folhas inteiras, simples, elípticas ou espatuladas, pubescentes, verdes. 

As flores são em forma de trombeta ou sino, como petúnias, mas menores. Dependendo da raça eles vêm em uma variedade de cores e combinações, desde degradados até listrados e malhados. Podem ser simples ou desmontáveis. As flores são muito atrativas para abelhas e beija-flores. A polinização resulta em uma forma de caixa. pequena semente. São raros em plantas híbridas e usuais em espécies indígenas.

A Calibrachoa tornou-se cada vez mais popular, especialmente após a criação dos híbridos "Million Bells" nos Estados Unidos, que elevaram o status da planta e fazem sucesso em centros de jardinagem em todo o mundo. São ótimas plantas para cultivar em vasos, flores e principalmente em cestos suspensos.

Dicas e cuidados com Calibrachoa ou Calibrachoa x hybrida Mini-petúnia, Mil-sinos, Falsa-petúnia

Podem ser postas em massa ou em canteiros, em planícies, em cultivos mistos ou mesmo em combinação com outras plantas, sempre com um efeito muito vistoso e descolorido. O efeito "cascata" que cria torna-a uma excelente opção para espécies que podem ser admiradas ao nível dos olhos, como no topo de paredes e em encostas. Seu crescimento é veloz e a manutenção consiste em beliscar as pontas durante o crescimento para deixar a planta mais densa, além de podas para retirar as flores velhos no final do verão, estimulando assim a nova floração. Com bons cuidados, pode florescer da primavera ao outono.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e bem drenado, enriquecido com composto orgânico e regado regularmente para que o solo secar superficialmente entre uma rega e outra. Agüentar geadas suaves, curtos períodos de seca e calor. Embora perene, geralmente é cultivada como anual ou bienal, pois perde sua beleza e vigor com o tempo e requer replantio. 

Necessita de boas quantidades de fertilizantes, recomenda-se misturar fertilizantes orgânicos, juntamente com fertilizantes de liberação lenta e um pouco de fertilizante líquido durante o período de crescimento e floração, sem excessos, mas com fornecimento constante. É propagado por estacas de cima e sementes colocadas na estufa para o inverno que são colocadas para germinação ou enraizamento no outono e começam a florescer na primavera.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem