Calicarpa-chinesa ou Callicarpa nudiflora

Calicarpa-chinesa-Callicarpa-nudiflora
 

Ficha Técnica

Nome científico: Callicarpa nudiflora
Sinonímia: Callicarpa acuminata, Callicarpa macrophylla, Callicarpa reevesii
Nomes populares: Calicarpa
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados da Calicarpa-chinesa ou Callicarpa nudiflora

Calliccarpia é um arbusto perene ou perene com muitas flores e plantas ornamentais. Originalmente da China. Apresenta ramos abertos e ramificados com longos ramos peludos quando jovem. Os brotos e as hastes marrons descascam ligeiramente. Suas folhas são simples, de formato oval-elíptico a lanceolado, a face abaxial (inferior) é cinza-acastanhada, tomentosa, a face adaxial (superior) é verde-escura e nua, com nervuras bem marcadas. Floresce do meio do verão ao meio do outono. Forma uma densa inflorescência de feltro encimada por muitas pequenas flores lilás. Os frutos aparecem no outono e no inverno, esféricos, cor-de-rosa pálido com pequenas sementes verdes. Bandos de aves de diversas espécies, como sabiás, sanhaços, sanhaças, bem-te-vis, guaracavas, pica-paus, pergaminhos, figos-da-índia, entre outros, parecem se deliciar com os pequenos frutos da calcarpa.

Na paisagem, é frequentemente utilizada como arbusto informal e aproveita a beleza ornamental das flores e frutos permanentes. Assim, também pode ser plantada isoladamente, formando fileiras e fileiras. Com sucessivas podas e cortes de seus galhos mais baixos, torna-se uma elegante árvore que decora calçadas, calçadas, praças e alamedas. Porque atraem e alimentam pássaros e polinizadores. É, portanto, identificado por elementos destinados a conservar a vida selvagem e edificar campos de abelhas. Floração e frutificação rápida.

Dicas e cuidados da Calicarpa-chinesa ou Callicarpa nudiflora

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solos frutíferos e bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e regados regularmente no primeiro ano de estabelecimento. Prefere um clima temperado, adaptando-se melhor ao sul e sudeste do Pau-Brasil. Resistente ao gelo desde que não seja muito intenso. Propaga-se por semente, que leva de um a três meses para germinar. Para uma grande produção de frutos, o calicarpo requer polinização cruzada, por isso é interessante ter mais de uma planta com genótipos diferentes no mesmo local. Também pode ser propagada por estacas de semi-lenhosas ou jovens folhosos (da última estação de crescimento).

Planta medicinal

Indicações: Hemorragias gastro-intestinais, tuberculose, infecções respiratórias, hemoptise, amigdalites, pneumonia, bronquite e feridas.
Propriedades medicinais: Cicatrizante, anti-hemorrágico.
Partes utilizadas: Folhas

Atenção

Por propagar-se com facilidade, pode se tornar invasiva em algumas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem