Calatéia-mosaico ou Goeppertia kegeljanii Calatéia-rede, Maranta-mosaico, Caetê-salpicado, Caetê-barriga-de-sapo, Calatéia

Calatéia-mosaico ou Goeppertia kegeljanii Calatéia-rede, Maranta-mosaico, Caetê-salpicado, Caetê-barriga-de-sapo, Calatéia

Ficha Técnica

Nome científico: Goeppertia kegeljanii
Sinonímia: Maranta bella, Calathea musaica, Phyllodes bella, Goeppertia bella, Maranta tessellata
Nomes populares: Calatéia-rede, Maranta-mosaico, Caetê-salpicado, Caetê-barriga-de-sapo, Calatéia
Família: Marantaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com a Calatéia-mosaico ou Goeppertia kegeljanii Calatéia-rede, Maranta-mosaico, Caetê-salpicado, Caetê-barriga-de-sapo, Calatéia

Calateia Mosaico é uma planta perene, rizomatosa, fotófila (dependendo da luz e ornamental com folhagem característica que se assemelha a um intrincado mosaico. É nativa da mata Atlântica do Pau-Brasil e tem cerca de 45 cm de altura. As folhas são verde-claras, ovais, levemente onduladas, lustrosas, coriáceas, e introduzem um padrão de nervuras subdivididas, criando segmentos amarelos e verdes, dando aspecto de mosaico. 

Suas folhas, quando cruzadas pela luz resplandece no padrão dos grafismos costurados. As inflorescências são cimosas, emergindo na primavera diretamente dos rizomas. Em hastes curtas com delicadas flores brancas de porcelana. Eles têm menor valor cosmético e duram cerca de semana.

Com sua bela folhagem, o mosaico Calathea é perfeito para ambientes internos, em vasos e floreiras que ornaram salas ou jardins de inverno. Assim, você pode plantá-la sozinha para destacar sua folhagem única ou associá-la a outras plantas que contrastam com sua textura e tons de verde listrado. 

É ideal para trazer sofisticação e exclusividade aos ambientes, pois suas folhas marcadas são um grande diferencial em relação às espécies geralmente utilizadas nesses espaços. Além disso, os desenhos divertidos nas folhas e o movimento durante o dia (folhas dependendo da luz podem estimular o interesse das crianças. No jardim, use-o em serras, bordaduras ou mesmo como cobertura do solo sob as árvores. desde que protegido da luz solar direta. Assim, torna-se uma opção colorida e interessante para áreas sombreadas, onde é difícil cultivar plantas com flores. 

Usar também em projetos de pátios perpendiculares, como planta de destaque, o que a deixa ainda mais luxuosa. Eles são de crescimento lento, embora sejam considerados rápidos em comparação com outras espécies da família Marantaceae. Os cuidados são simples e incluem a remoção de folhas amareladas e secas. Purgam as folhas e fertilize. Um pano limpo e úmido ou até mesmo um banho frio são suficientes para tirar a poeira acumulada nas folhas. Replante a cada 2-3 anos no início da primavera, sempre tomando cuidado para não danificar a planta e suas raizes. Aproveite para renovar o substrato e avaliar a presença de pragas no sistema radicular. Se necessário, apare ligeiramente as raizes.

Dicas e cuidados com a Calatéia-mosaico ou Goeppertia kegeljanii Calatéia-rede, Maranta-mosaico, Caetê-salpicado, Caetê-barriga-de-sapo, Calatéia

Deve ser cultivada em luz filtrada, de preferência perto de janelas voltadas para o leste ou sul, pois a luz solar direta queima as folhas. Em caso de luz insuficiente, seu mosaico Calathea dará sinais claros: suas folhas aparecerão com cores menos brilhantes e o mosaico menos realçado. Por outro lado, muita luz fará com que as folhas se enrolem. Em geral, é de fácil cultivo, apreciando substratos férteis, fibrosos, drenáveis ​​e ricos em matéria orgânica. A composição do substrato deve ser balanceada, podendo ser composta por 2 partes de terra vegetal e 1 parte de material inorgânico que auxilio na drenagem como mistura de areia e perlita. 

O mosaico Calathea gosta de uma umidade relativa de 60-80 %, então agrupá-lo com outras plantas ou complementá-lo com um umidificador elétrico pode ser uma solução dentro de casa. Não tolera geadas e é idealmente realizado na faixa de temperatura de 18-30ºC. Regue regue regularmente manter manter substrato seco e úmido entre as regas, mas nunca o deixe deixe molhado. 

É obrigatório irrigar o Mosaico Calathea com água destilada, filtrada ou da chuva, pois esta espécie, como outras Marantaceae, é sensível a compostos presentes na água da torneira ou mineral, como fluor e cloro. Se você usar água da torneira, as bordas das folhas vão queimar. A adubação deve ser feita na primavera e no verão, preferencialmente com adubação de liberação lenta ou orgânica, seguindo sempre as recomendações do fabricante. A propagação do mosaico Calathea é feita dividindo o rizoma, mantendo cada muda com folhas, rizoma e raízes na primavera e no verão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem