Cacto-do-peru ou Cereus repandus

Cacto-do-peru ou Cereus repandus
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cereus repandus
Nomes populares: Cacto, Cacto-monstruoso, Cereus, Mandacaru, Mandacaru-do-peru, Mandacaru-monstruoso-do-peru, Urumbeta, Urumbeva, Urumbeva-do-peru
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Cacto-do-peru ou Cereus repandus

Os cactos peruanos são plantas semi-herbáceas, eretas e de textura colunar. As hastes são cilíndricas, nodosas, multilobadas, de cor verde-acinzentado a azulado, podendo atingir 10 metros de altura. Diferentes números de espinhos marrons se acumulam em um raio ao longo da crista do caule. As flores aparecem no verão e são grandes, solitárias, brancas ou rosadas e florescem apenas uma vez cada, à noite no verão. Os frutos são comestíveis, esponjosos, de casca vermelha ou amarela e polpa branca doce, semelhante à pitaia.

Além da forma silvestre, também existem variedades ornamentais bastante interessantes, como o popular montruosus, também conhecido como monstruoso, que apresenta crescimento anormal, espiguetas estranhamente tuberosas, distribuídas irregularmente, que também podem ser vistas na foto acima. Existem também formas variegadas com manchas amarelas no caule e anãs, variedades menores.

Dicas e cuidados sobre o Cacto-do-peru ou Cereus repandus

O cacto peruano é uma escultura viva e única. Pode ser plantada isoladamente ou em grupos em jardins rochosos ou modernos. Também realça sua beleza quando plantada em vasos para enfeitar interiores ensolarados, pátios e varandas. Por ser uma planta com acúleos pontiagudos, não deve ser utilizada em pátios e outros ambientes frequentados por crianças pequenas e animais de estimação. Curiosidade: A produção de nopal é economicamente importante nos países da américa do Sul e em Israel.

Deve ser cultivada em solo ensolarado, leve e bem permeável, enriquecido com matéria orgânica, regado com menos frequencia. Como outros cactos, os cactos peruanos não toleram o alagamento porque suas raizes são propensas a apodrecer. No inverno, a rega deve ser diminuída. espécie comumente afetada por cochonilhas. Propaga-se por sementes e estacas, que devem ser mantidas em local sombreado para cicatrizar a superfície aparada antes do plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem