Cacto-dedal ou Mammillaria gracilis

Cacto-dedal – Mammillaria gracilis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mammillaria gracilis
Sinonímia: Mammillaria vetula, Cactus gracilis, Escobariopsis gracilis, Krainzia gracilis, Mammillaria fragilis
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com o Cacto-dedal ou Mammillaria gracilis

Cacto-dedal é uma espécie suculenta compacta nativa do Mexico e América Central e cresce em áreas secas. Haste única com bainha, cilíndrica, extremidade arredondada. É verde e coberto de pontas brancas que parecem rendas quando tecidas. Esses picos são inofensivos e permitem que você toque na planta sem se machucar. Longos espinhos marrons crescem no topo dos cladódios.

Forma montes densos e achatados por brotos laterais do cladódio inicial que se alastram pelo solo. No entanto, as ligações entre as bainhas são tão frágeis que o menor toque pode quebrá-las. Por isso, é importante ter muito cuidado ao manusear a planta e não mexer na podridão. Dá pequenas flores amarelas claros no verão e no outono.

Os cactos de crescimento lento são itens colecionáveis ​​altamente valorizados. Embora não sejam incomuns, grandes plantas individuais são difíceis de encontrar, pois devido à sua fragilidade, esse cacto é facilmente separado.

Dicas e cuidados com o Cacto-dedal ou Mammillaria gracilis

Para ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, é adequada para o cultivo de cactos e suculentas, ou seja, em solo mineral bem drenado. Regue com pouca frequência, retenha o substrato bem úmido e deixe secar completamente entre as regas. Cultivo em vasos rasos, sem prato e preferencialmente em plastico para facilitar a drenagem Pode ser cultivada dentro de casa, desde que esteja perto de uma janela que aufira luz solar direta do norte, leste ou oeste.

Atenção especial deve ser dada ao excesso de humidade, que leva rapidamente à deterioração e morte da dedaleira. Atura a seca e temperaturas extremas, até -4 graus Celsius, mas protege a planta das geadas. Protege o cacto digital de fortes vibrações como chuva, choque, impacto ou outras que possam separar acidentalmente seus revestimentos. Espalha-se com facilidade, isolando segmentos (bainhas) que se soltam ao menor toque. Coloque-o na raíz dada a posição inicial. Pode ser propagado por sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem