Beldroega ou Portulaca oleracea Beldroega-comum, Baldroega, Onze-horas, Bredo-de-porco, Caaponga, Porcelana, Beldroega-pequena, Beldroega-verdadeira, Beldroega-vermelha, Beldroega-da-horta, Ora-pro-nobis
A beldroega é uma planta suculenta, ruderal, anual, cosmopolita e altamente versátil, pois além de ornamental possui grande valor medicinal e é considerada uma PANC, ou seja, uma planta convencional não alimentícia. É uma espécie rasteira, rasteira, herbácea, de tronco liso, avermelhado, bastante ramificado e com ciclo de vida anual. Suas folhas são ovadas a espatuladas, suculentas, simples, glabras, verde-claras, alternadas ou contrapostos, e aparecem agrupadas em nós caulinares.
Suas flores são axilares, hermafroditas e solitárias, com corola simples e de cinco membros, dependendo da variedade podem ser de diversas cores, como amarelo, vermelho, cor-de-laranja, cor-de-rosa, branco e suas misturas. Só abrem nas manhãs ensolaradas, por algumas horas e podem aparecer em diferentes épocas do ano, menos no inverno e mais nos períodos de chuva. O resultado é uma caixa quebrada com muitas sementes minúsculas. A beldroega é uma das espécies raras que usa os mecanismos de fotossíntese CAM e C4.
Usualmente é cultivada em vasos ou floreiras, tanto para decoração quanto para uso culinário ou medicinal. É uma excelente opção para crescer na janela da cozinha combinando sua função com o ambiente. No horto pode ser utilizada para formar canteiros ou canteiros, dando um ar delicado e rústico ao horto.
Na culinária, a beldroega pode ser consumida inteira crua, frita, cozida ou em conserva, como saladas, tempuras, sopas e ensopados, conferindo-lhe um sabor levemente ácido e salgado. É muito consumida na Europa, Ásia, Oriente Médio e América Central, sendo um dos ingredientes da tradicional sopa francesa bonne femme, do fatuche, salada típica libanesa, e da sopa de beldroega com Portugal. As pequenas sementes também são comestíveis e podem ser comidas cruas, torradas ou germinadas. É uma planta rica em vitaminas B e C, além de omega-3. Por ser uma planta resistente, requer pouquíssima manutenção.
Também é considerada uma ótima planta companheira, cobrindo e protegendo o solo e mantendo-o húmido e rico para outras plantas. Por poder penetrar no solo duro, melhora a estrutura do solo e cria canais por onde as raizes de outras espécies podem penetrar.
Deve ser cultivada em meia sombra ou pleno sol, desfrutando de um clima tropical e subtropical. É uma espécie de crescimento veloz que gosta de solos drenantes, preferencialmente arenosos e ricos em matéria orgânica. Não é exigente no cultivo A rega deve ser pequena, dependendo do nível de humidade do substrato. Ao mesmo tempo, ele não tolera geadas. mas resistente ao frio. A propagação por sementes é mais comum, embora também possa ser propagada por estacas de galhos.
TAGS: