Beijo-pintado ou Impatiens hawkeri
O beijo malhado pertence ao mesmo gênero do beijo turco (Impatiens walleriana) e do beijo preto (Impatiens balsamina) e, como eles, possui folhas jovens e caules suculentos. Difere da maioria deles porque a espécie comum tem caules e galhos vermelhos e escuros. No entanto, existe uma cultivar beijo muito bonita com folhas verde-claras e amarelos mosqueadas. As flores são grandes e podem ser de diversas cores como cor-de-rosa, salmão, vermelho, roxo, branco, etc., com destaque para os tons pastéis.
É muito florida e despretensiosa, própria para plantio em canteiros, bordaduras e canteiros, tem grande efeito decorativo em vasos, floreiras e cestos suspensos. Adequado para iniciantes, requer pouca manutenção, como beliscões, adubação periódica e repotting anual, pois perde sua beleza com o tempo.
Deve ser cultivada em luz difusa ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, com regas frequentes. Não tolera vento, seca ou sol. e calor muito intenso, porém as variedades tinta e escura são um pouco mais resistentes. Propagado por sementes e estacas.
TAGS: