Plantando baunilha no seu jardim

Ficha Técnica

Nome científico: Vanilla sp
Nomes populares: Vanila
Família: Orchidaceae

Luminosidade:  

Vanilla é um nome popular para orquídeas de baunilha. São plantas herbáceas terrestres e trepadeiras, conhecidas em todo o mundo pelo seu aroma frutado. Usualmente, essas orquídeas têm hastes de crescimento verdes, cilíndricas e unipodais que podem atingir de 20 a 30 metros de comprimento, dependendo do suporte sobre o qual estão apoiadas. Além das raízes terrestres, também emite raízes adventícias ao longo do tronco, que se prendem ao suporte e são responsáveis ​​por sua fixação. As folhas são alternadas, elípticas a lanceoladas, coriáceas, verde-escuras, reduzidas em algumas espécies.

As flores não são a principal atração deste gênero. Ao contrário de outras orquídeas. São formosos e grandes, solitários ou em rosetas, mas não muito resistentes, de cor amarela ou esverdeada com um rótulo amarelo mais pronunciado. Quando polinizadas, produzem frutos oblongos e cilíndricos que levam vários meses para amadurecer. em cultivo comercial O processamento da fava de baunilha é bastante complicado e cheio de segredos.

Os grãos devem ser colhidos no tempo certo de maturação, e só então se inicia o minucioso e demorado processo de cura e secagem ao sol ou em estufas. As vagens só estão prontas quando estiverem bem escuras e lisos, com um aroma muito forte. As vagens de baunilha são amplamente utilizadas na culinária. Sobremesas de sabor, como creme, sorvete, bolos e tortas. Sua fragrância também é utilizada na fabricação de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. É famosa por ter propriedades afrodisíacas.

A baunilha deve ser cultivada em sombra parcial, com 50 % de luz solar filtrada. Também crescem muito bem sob a folhagem de árvores raras, como as frutíferas em geral. O plantio deve ser feito com estacas longas de no mínimo 80 cm em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Eles devem ser amarrados a estacas, como ripas de madeira de 1,5 metro ou caules de árvores, pelo menos até que sejam presos por meio de raizes de corda.

Aplicação regular de fertilizantes orgânicos rega intermitente E a polinização manual é o principal método cultural para o cultivo de baunilha enraizada. As espécies comerciais mais importantes são V. planifolia, que é a principal fonte natural de baunilha, V. pompona, V. trigonocarpa e V. tahitensis.

Planta medicinal

Indicações: afecções uterinas, nervosas, diarréias, espasmos, esterilidade, fraqueza, flatulência, impotência, reumatismo, depressão
Propriedades medicinais: afrodisíaca, antiespasmódica, emenagoga, anti-séptica, colerética, estimulante
Partes utilizadas: frutos secos e curados

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem