Bardana ou Arctium lappa Baldrana, Bardana-maior, Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-grande, Erva-dos-pega-massos, Erva-dos-tinhosos, Gobô, Labaca, Lapa, Orelha-de-gigante, Pega-nossa, Pegamassa, Pegamasso, Pegamoço, Pejamaço, Perga-masso

Ficha Técnica

Nome científico: Arctium lappa
Nomes populares: Baldrana, Bardana-maior, Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-grande, Erva-dos-pega-massos, Erva-dos-tinhosos, Gobô, Labaca, Lapa, Orelha-de-gigante, Pega-nossa, Pegamassa, Pegamasso, Pegamoço, Pejamaço, Perga-masso
Família: Asteraceae
Origem: 

Luminosidade: ,  

A bardana é uma planta herbácea muito popular em todo o mundo por suas propriedades nutricionais e fitoquímicas. Tem sido usado em alimentos e remédios desde a Grécia antiga. A bardana tem um caule forte e alto, pode chegar a 2 metros de altura e, dependendo da variedade é verde ou púrpura. Suas folhas são alternadas, grandes, em forma de coração, com um longo pecíolo pubescente na parte inferior. A inflorescência coleta flores esféricas graciosas de rosa a roxa.

A inflorescência é protegida por uma bainha de brácteas que termina em gancho, resultando em uma forma espinhosa que pode se dispersar por longas distâncias, enredada na pelagem do animal. fibras semelhantes ao algodão se formam ao redor das pontas. O fruto de Akeni é marrom, o fruto é longo, a semente é lisa e pequena. envolto em cerdas. A raiz é doce e levemente amarga, com cerca de 50 cm de comprimento. Eles geralmente são de cor clara, mas oxidam rapidamente quando expostos ao ar.

A bardana é uma planta indispensável em qualquer horto. porque não é tóxico nutricional e tem muitas propriedades medicinais. Também conhecida como farmácia regular. Além disso, é uma variedade rústica e de fácil cultivo. Também pode ser usado na culinária, principalmente no Japão, que é especializado em preparações à base de ervas. 

A raíz de bardana é excelente para tempura, sopas, cozida no vapor em óleo de soja, arroz, ensopado de carne e até frita como batatas fritas. As folhas podem ser postas cruas ou cozidos como acelga. As flores também estão disponíveis e têm um sabor semelhante ao das alcachofras.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, profundo e drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Adapta-se a muitos climas, mas prefere climas mais amenos. Para obter raizes longas e bonitas, é aconselhável preparar os canteiros e sulcos como para as cenouras, deixando-os com pelo menos 15 cm de altura. 

Responde muito bem à adubação nitrogenada. Propagam-se por sementes que germinam no meio do verão. A colheita dos tubérculos inicia-se aproximadamente 4 meses após o plantio. folhas e raizes devem ser colhidas antes da floração para que não percam suas propriedades e se tornem fibrosas.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem