Baobá ou Adansonia digitata Árvore-da-vida, Embondeiro, Imbondeiro, Calabaceira, Árvore-dos-mil-anos, Árvore-garrafa

Ficha Técnica

Nome científico: Adansonia digitata
Sinonímia: Adansonia bahobab, Adansonia baobab, Adansonia integrifolia, Adansonia scutula, Adansonia situla, Adansonia somalensis, Adansonia sphaerocarpa, Adansonia sulcata, Baobabus digitata, Ophelus sitularius
Nomes populares: Árvore-da-vida, Embondeiro, Imbondeiro, Calabaceira, Árvore-dos-mil-anos, Árvore-garrafa
Família: Malvaceae
Origem: 

Luminosidade:  

O baobá é uma planta perene imponente, crescendo até 25 metros de altura e 6 metros de diâmetro. É nativa da Africa Central, desde o sul do Saara até o norte da região do Transvaal na Africa do Sul, mas atualmente está difundida em todo o mundo em diferentes regiões tropicais. Seu tronco é cilíndrico, grosso e esponjoso por dentro, que serve como um importante reservatório de água e pode armazenar milhares de litros. Os galhos ficam bem próximos da base da árvore ou apenas no topo. Uma impressão comum dada por esta arvore, especialmente quando sem folhas, é que ela foi plantada "de cabeça para baixo", pois seus intrincados galhos lembram o sistema radicular. As folhas aparecem no final da primavera e são palmadas, divididas em cinco a sete folíolos elípticos. No inverno, as árvores perdem todas as folhas.

Suas flores são grandes, pendentes, bonitas, de cor branca, com pétalas circunflexos e numerosos estames. Assim que florescem, exalam uma fragrância doce, mas com o tempo adquirirem um cheiro peculiarmente ruim, que lembra carniça. Eles duram um a dois dias e são polinizados por raposas voadoras. O resultado conhecido como Mugua, tem a forma de uma elipse. Tem a pele morena coberta por pelos finos. Sua carne é pálida quando molhada, pulverulenta quando seca, de cor marfim, doce, comestível, nutritiva e possui sementes marrons em forma de rim.

Existem menos de cem exemplares de Baobá no Pau-Brasil. Muitos espécimes muito antigos foram plantados por clérigos africanos a partir de sementes trazidas da África durante a escravidão e o comércio de escravas. Essa espécie está envolta em muitas lendas e tem forte significado religioso, sendo seu corte proibido na cultura e religião do Candomblé, entre outras religiões africanas. No Brasil, a maioria dos baobás é encontrada no nordeste e sudeste, com destaque para os estados do Rio de Janeiro e recife.

É também uma árvore muito versátil. Pode ser usado para armazenar água, alimentos (frutas e folhas), remédios, mel e até abrigo. Na Africa, os baobás servem de lares, abrigos, botecos, banheiros, prisões e até pontos de ónibus.

Seu crescimento é lento e é muito longo, mas seu uso na paisagem é recompensador por ser uma planta de grande importância. É ideal para semear em grandes áreas, como roças e parques públicos, onde seu caule escultural e raízes proeminentes podem prosperar sem avariar edifícios ou tubulações enterradas.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo bem drenado, de preferência enriquecido com matéria orgânica e fértil, embora possa crescer bem mesmo em solos pobres. possuindo regiões semi-áridas e quase costeiros, tolera bem a salinidade e resistirá à seca uma vez bem estabelecida. Incrivelmente também é à prova de fogo, sobrevivendo mesmo que seu interior seja destroçado pelas chamas. Reproduz-se por semente.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem