Astrapéia ou Dombeya wallichii Astrapéia-rosa, Dombéia, Flor-de-abelha
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Astrapeia é uma árvore ou arbusto com excelentes qualidades decorativas que se disseminou pelo mundo devido à sua fartura e popularidade. Tem galhos peludos e é pequeno para uma arvore, de 2 a 5 metros de altura. As folhas são grandes, em forma de coração, perenes, de cor verde clara e pubescentes na página inferior. As inflorescências emergem no outono e no inverno e são em forma de umbela, suportadas por longos pedúnculos, pendentes, globosas e com numerosas flores rosadas a avermelhadas, opulentos em néctar e delicadamente perfumadas. Dá frutos em forma de cápsula que são divididos em cinco partes.
Astrapeia é uma arvore de crescimento veloz e de baixa manutenção que se destaca principalmente em povoamentos isolados, mas pode ser parcialmente sombreada por outras árvores ou edifícios. As inflorescências penduradas atraem muitas abelhas e possuem um aroma delicado que lembra côco. As flores velhos ficam nos ramos, adquirirem uma coloração acastanhada e é necessário retirá-las para o melhor aspecto da planta. Além disso, essas flores velhos podem exalar um cheiro desagradável e atrair moscas. Com a poda prática regular, você pode obter um tamanho e forma espessa. Existem muitos híbridos comerciais.
Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Por ter um clima subtropical, a folhagem da astrapea não é muito resistente a geadas severas. A fertilização na primavera e no verão promove um crescimento e floração exuberantes. Propagado por sementes e mais fácil por ar e estacas ou semi-brotos.
TAGS: