Benefícios para a Saúde do Super Alimento Açaí

 

Ficha Técnica

Nome científico: Euterpe oleracea
Sinonímia: Catis martiana, Euterpe badiocarpa, Euterpe bradiocarpa, Euterpe beardii, Euterpe cuatrecasana
Nomes populares: Açaí-do-pará, Açaizeiro, Assai, Juçara, Piná, Palmito, Palmeira-açaí, Açaí-preto, Palmiteiro
Família: Arecaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Palmeiras
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Venezuela
Altura: 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutos são amplamente consumidos pela população local, e conquistou o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas. É muito semelhante à palmeira Giussar (Euterpe edulis), mas difere dela pelo fato de a palmeira Giussar ser uma palmeira de haste única, enquanto a touceira geralmente tem quatro ou mais hastes por planta.

Cada tronco é fino e gracioso, atingindo um diâmetro de cerca de 14 cm, com uma pele externa acinzentada e um núcleo comestível alongado coberto por bainhas folhosos verde-azuladas. folhas alfinetadas, nuas e pendentes, com cerca de um metro de comprimento, surgem do topo do eixo da palmeira. As plantas jovens têm folhas bifurcadas. que são substituídas por folhas montadas maduros à medida que crescem. As inflorescências são eretas ou penduradas em panículas com muitas pequenas flores marrons. As seguintes frutas são bolas redondas. com uma polpa roxa escura e carne preta quando cozida carne suculenta e uma semente dura. Essas frutas podem ser comidas sozinhas, embora seu uso seja muito mais frequente na forma de polpa congelada, no preparo de preparações nutricionais e saborosas, que vão desde sumos, sorvetes, mingaus até farinhas ou tapioca, molhos, vinhos, geleias, etc.. O açaí é muito nutricional e energético, com alta concentração de vitaminas, sais minerais, óleos essenciais e substâncias antioxidantes, como a antocianina, que lhe confere a cor roxa.

Não há necessidade de falar muito sobre as qualidades desta variedade, basta experienciar uma tigela de Açaí para se persuadir de que deve ser amplamente cultivado em nosso país. No entanto, é uma palmeira de beleza delicada e elegante, que confere à paisagem um trópico sem sobrecarregá-la visualmente. No paisagismo, use-os em fileiras ao longo de passarelas ou paredes. ou agrupados com outras árvores e arbustos reunidos em um pomar um pequeno jardim ou um canteiro de flores. Ela também é adequada para o cultivo em vasos nos estágios iniciais e ladeará espaços internos bem iluminados. Além do alto valor de seus frutos e sua graciosa presença na horta o açaí é uma riqueza inesgotável, por seu palmito comestível, por atrair pássaros silvestres, por sua madeira, mas sobretudo por ter papel fundamental no comunidades de sustentabilidade., servindo como fonte de renda e alimentação.

Devido ao seu comportamento aglomerante, o açaí não morre após o corte de um de seus palmitos. Isso acontece porque há mais de um tronco por planta, o que permite que ela se regenere, diferentemente da palmeira Juçara, que não tem essa capacidade de se regenerar. Assim, a extração do palmito do açaizeiro torna-se mais interessante ecologicamente e comercialmente, permitindo a manutenção de exemplares na floresta graças ao manejo sustentável.

Pode ser cultivada inicialmente à meia-sombra e aumentar gradativamente a proporção de horas de sol, até atingir o tamanho adulto. Embora as plantas maduros crescem bem em pleno sol, esta palmeira prefere sombra parcial e cresce bem nessas condições. O açaizeiro é uma planta de várzea, por isso o solo deve ser rico em matéria orgânica e receber um bom suprimento de água, principalmente durante a floração e frutificação. Tolerante ao alagamento, ele gosta do calor dos trópicos e não tolera frio ou geadas severas. Para cultivos adequados para produção de frutas, recomenda-se o desbaste das plantas para manter cerca de 4 hastes. Isso ajudará você a crescer mais rápido e ser mais produtivo. Propaga-se por sementes obtidas a partir de frutos maduros e imaturos destinados à germinação em substrato húmido e por divisão de rebentos. (dividindo o mato .

Planta medicinal

Indicações: Hipercolesterolemia, Anemia, Problemas circulatórios, Envelhecimento precoce, Afecções da visão, Doenças inflamatórias, Hiperplasia da próstata, Acne, Dermatite atópica, Fraqueza muscular, Diarréia, Icterícia, Cirrose, Helmintoses, Cansaço e Fadiga
Propriedades medicinais: Adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, resolutivo, depurativo, imunoestimulante, antioxidante, nutriente
Partes utilizadas: Frutos, raíz, palmito

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,takecaregarden

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem