Caetê-redondo ou Goeppertia orbifolia Calatéia-melancia

Caetê-redondo-Goeppertia-orbifolia-Calatéia-melancia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Goeppertia orbifolia
Sinonímia: Calathea orbifolia, Calathea rotundifolia, Maranta orbifolia, Maranta rotundifolia, Thalia rotundifolia, Phyllodes rotundifolia, Ischnosiphon rotundifolius
Nomes populares: Calatéia-melancia
Família: Marantaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com o Caetê-redondo ou Goeppertia orbifolia Calatéia-melancia

O Caetê-redondo é uma espécie herbácea, rizoma, perene, com folhas grandes, arredondadas e decorativas. Nativa do Brasil, é uma espécie típica da mata Atlântica. Suas folhas são simples, alternadas, pecioladas, orbiculares, coriáceas, brilhantes, de cor verde claro, com nervuras escuras e superfície abaxial (inferior) verde-acinzentada. Algumas cultivares têm partes inferiores roxos. A inflorescência branca aparece muito próxima ao rizoma, é rara no cultivo e tem pouco valor decorativo.

Com belos tons de verde e um interessante padrão listrado nas folhas, o caetê-redondo é uma linda planta de folhagem que pode ser cultivada em ambientes bem iluminados. Ela é uma novas doçuras do movimento Urban Jungle, que transforma casas, aposentos, lojas e escritórios em verdadeiros paraísos de reconexão com a natureza. Pode ser plantada em vaso ou floreira, mas é preciso ter cuidado para manter a planta bonita e saudável, conforme demonstrado a seguir. e baixos custos de manutenção, como a troca manual do substrato. Em locais de clima tropical, o caetê-redondo também pode ser utilizado como cobertura do solo em locais semi-sombreados, em áreas arborizadas e também em fileiras de corredores.

Dicas e cuidados com o Caetê-redondo ou Goeppertia orbifolia Calatéia-melancia

Eles devem ser plantados em abundância de luz filtrada, ou mesmo pegar o sol da manhã. O sol quente das 9 às 17 queimará as folhas. Caete redondo apreciava solo rico em matéria orgânica. com boa drenagem e irrigar regularmente. Sendo uma espécie nativa de florestas quentes e úmidas, não tolera frio intenso, geadas ou baixa umidade relativa do ar Portanto, nunca cultivar esta espécie em uma área com ar condicionado ou vento. Aumente a umidade interna com um umidificador ou plante com outras plantas que transpiro muito, como samambaias e samambaias. A temperatura boa para o cultivo das plantas situa-se entre os 18 e os 24ºC.

Tal como acontece com outras espécies de araruta e calathea, é aconselhável irrigar a planta com água desclorada, que pode ser água da chuva ou água que descansou durante a noite, daí a água que evapora o cloro. Aguardar até que o substrato esteja superficialmente seco entre as regas. Não tolera encharcamento, por isso sempre verifique se a bilha escorre bem e evite o prato embaixo da bilha. Fertilize durante a estação de crescimento com fertilizantes orgânicos e nutrientes de liberação controlada. No inverno, faça de alimentar e reduz a rega. Propagado por divisão de cortinas enraizadas com menos frequência por sementes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem