Cacto-triangular ou Acanthocereus tetragonus

Cacto-triangular-Acanthocereus-tetragonus

Ficha Técnica

Nome científico: Acanthocereus tetragonus
Sinonímia: Cactus tetragonus, Cereus tetragonus, Cactus pentagonus, Cereus pentagonus, Acanthocereus pentagonus, Cereus acutangulus, Acanthocereus acutangulus, Cereus princeps, Acanthocereus princeps, Cereus variabilis, Acanthocereus floridanus, Acanthocereus colombianus, Acanthocereus pitajaya, Cactus pitajaya, Cactus prismaticus, Cactus reptans, Cereus dussii, Cereus nitidus, Cereus pitajaya, Cereus prismaticus, Cereus reptans, Cereus undulatus, Cereus vasmerii
Nomes populares: Cacto-castelo-de-fada, Cacto-castelo-de-fadas, Cacto-castelo-de-princesas, Cacto-castelo-de-princesa, Cacto-catedral
Família: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados com o Cacto-triangular ou Acanthocereus tetragonus

O cacto triangular é uma espécie perene que às vezes se comporta como uma trepadeira e às vezes como uma arvoreta. É nativa das regiões costeiros, bem como dos cerrados secos e arenosos do sul da América do Norte, América Central, Caribe e norte da América do Sul. No Brasil, uma cultivar da espécie tornou-se muito popular: Acanthocereus tetragonus "Fairytale Castle", uma variação monstruosa da espécie que apresenta um crescimento miniaturizado e compacto, formando um desenho piramidal. Seus galhos são verde-escuros e, apesar do nome, podem ter não apenas três, mas quatro ou cinco aparências. Eles são sem folhas, de cor cinza e têm cavidades localizadas a cada 2-6 centímetros.

Os acúleos são arranjados radialmente, 6-8 por aréola, cada um com 1-4 cm de comprimento. A flor raramente é vista em cultivo. Floresce à noite, produzindo belas flores brancas a esverdeadas com centros laranja a vermelho. As flores atraem enxames de hemípteros. tornando-se difícil de encontrar na natureza. Após a polinização, produz frutos vermelhos, oblongos, comestíveis e doces. Aproximadamente 5 cm de diâmetro, com muitas sementes pretos recordando uma pequena pitaia (Hylocereus sp).

No jardim, esse cacto é muito versátil e pode desempenhar diversas funções. A planta original pode ser utilizada como trepadeira ornamental, embelezar jardins, varandas, etc. Além disso, forma sebes impenetráveis ​​se for cultivada para esse fim, com poda para favorecer a ramificação. Fácil de cultivar, muito despretensiosa, não requer rega frequente nem adubação. Não apenas a fruta mas também os ramos jovens da planta são comestíveis e podem ser cozidos crus ou cozidos como vegetais. Assim, pode ser consumido em saladas, ensopados, patês, com farofa, e muitas outras opções, dependendo da criatividade. Os viveiristas têm especial predileção por esta espécie por ser uma excelente opção como porta-enxerto, sendo considerada uma das melhores.

Dicas e cuidados com o Cacto-triangular ou Acanthocereus tetragonus

Vale a pena cultivar ao sol, em solo arenoso e leve enriquecido com matéria orgânica. Resistência ao calor e ao gelo até -7 ℃. Regue regularmente para evitar que as plantas fiquem muito molhadas. Se plantada em vaso, se beneficiará de meia sombra. Mas ainda obter pelo menos 6 horas de sol por dia. condições que encontramos, por exemplo, por uma janela voltada para o norte. Você pode usar uma textura leve e arejada como esse tipo de suculenta. Não deite a planta do vaso em um prato pois a água coletada é prejudicial a ela e promove o veloz deterioração das raizes da planta. 

Fertilize levemente com uma colher de chá de fertilizante de liberação lenta, como Osmocote, ou utilizar um fertilizante de cacto. Reduz a rega e faça de fertilizar no inverno. Propaga-se facilmente por estacas. Destaque os ramos especialmente na base com o estilete. Deixe os galhos secarem por 24 horas para curar e, em seguida, plante-os em seus próprios encaixes. A planta cultivada sem suporte em ambiente aberto emite ramos decumbentes que se enraízam ao tocar o solo. Consequentemente, essa depressão natural também pode ser aproveitada para formar novas mudos da planta.

Atenção

1. Manuseie este cacto com luvas grossas, pois seus espinhos podem ferir. 2. Muitos vendedores cravam flores secas nestes cactos para comercializá-los. Não se engane, essas flores não são verdadeiras e ferem os cactos, deixando uma porta aberta para infecções e pragas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem