Saiba tudo sobre a Brinco-de-índio ou Cojoba arborea, Siraricito

Brinco-de-índio-Cojoba-arborea-Siraricito

Ficha Técnica

Nome científico: Cojoba arborea
Sinonímia: Pithecolobium arboreum, Pithecolobium filicifolium, Pithecolobium austrinum, Pithecolobium matudai, Pithecolobium tonduzii, Pithecolobium tuerckheimii, Pithecolobium vulcanorum, Acacia arborea, Feuilleea filicifolia, Mimosa arborea, Mimosa divaricata, Mimosa filicifolia, Pithecellobium angustifolium, Pithecellobium arboreum, Cojoba sophorocarpa, Cojoba austrina, Cojoba colombiana, Cojoba guatemalensis, Cojoba matudai, Cojoba tonduzii, Cojoba tuerckheimii, Pithecellobium sophorocarpum, Samanea arborea
Nomes populares: Cojoba, Siraricito
Família: 
Origem: , Belize, , Cuba, El Salvador, , Haiti, , Jamaica, , Porto Rico

Luminosidade:  

Dicas e cuidados com Brinco-de-índio ou Cojoba arborea, Siraricito

O brinco-da-índia é uma arvore da família das leguminosas, de porte imponente, boa sombra e característicos frutos caídos, bastante decorativos. Nativo da américa Central, Caribe, México, Bolivia e Equador, não é característico de florestas densas, geralmente achadas em áreas abertas ou de transição. A sua copa é largo e aberta, com tronco único ou ramificado, muitas vezes tortuoso, com um diâmetro de 50 centímetros, que atinge habitualmente os 6-9 metros, mas pode excepcionalmente atingir os 35 metros. 

Suas folhas são alternadas, bipinadas e glabras com folhas elípticas. Aparecem inicialmente em tons avermelhados e definem-se com uma cor verde média e brilhante. As inflorescências emergem na primavera, e são do tipo capitulum, globosas, hermafroditas, com longos estames brancos, recordando pequenos pompons. O próxima baga é uma vagem vermelha brilhante, dobrada e dividida, com cerca de 15 cm de comprimento, contendo 4-8 sementes elípticas pretos.

O brinco-índio é uma árvore apreciada em grandes espaços, como parques e praças públicas, além de grandes pátios residenciais. Fornece sombra fresca no verão devido ao seu grande dossel. Nesta variedade, diferentemente das sementes, os frutos são o principal atrativo. Por isso é interessante plantá-la em áreas onde possam ser vistas, próximas aos observadores. Sua madeira é de estrutura média, dura, pesada, forte e durável, mas não é difícil de trabalhar. É utilizado na construção civil, além de estacas, postes, movéis, papéis, escadas, assoalhos e marcenaria em geral. 

Saiba tudo sobre a Brinco-de-índio ou Cojoba arborea, Siraricito

Deve ser cultivada o pleno sol, em solos frutíferos e profundos, enriquecidos com matéria orgânica e regados periodicamente. apreciada com clima tropical, cresce a uma altitude de até 2.000 metros. Não resistente à geada Propagar com sementes recém-colhidas de frutas maduros e colocar imediatamente para permitir que as sementes germinem em um substrato fértil. mantendo a umidade. A germinação leva cerca de 22 dias. Os surdos-mudos estão prontas para serem colocadas em seu local definitivo em 5-8 meses. Transplante durante a estação chuvosa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem