Saiba tudo sobre a Brinco-de-índio ou Cojoba arborea, Siraricito
Luminosidade: Sol Pleno
Dicas e cuidados com Brinco-de-índio ou Cojoba arborea, Siraricito
O brinco-da-índia é uma arvore da família das leguminosas, de porte imponente, boa sombra e característicos frutos caídos, bastante decorativos. Nativo da américa Central, Caribe, México, Bolivia e Equador, não é característico de florestas densas, geralmente achadas em áreas abertas ou de transição. A sua copa é largo e aberta, com tronco único ou ramificado, muitas vezes tortuoso, com um diâmetro de 50 centímetros, que atinge habitualmente os 6-9 metros, mas pode excepcionalmente atingir os 35 metros.
Suas folhas são alternadas, bipinadas e glabras com folhas elípticas. Aparecem inicialmente em tons avermelhados e definem-se com uma cor verde média e brilhante. As inflorescências emergem na primavera, e são do tipo capitulum, globosas, hermafroditas, com longos estames brancos, recordando pequenos pompons. O próxima baga é uma vagem vermelha brilhante, dobrada e dividida, com cerca de 15 cm de comprimento, contendo 4-8 sementes elípticas pretos.
O brinco-índio é uma árvore apreciada em grandes espaços, como parques e praças públicas, além de grandes pátios residenciais. Fornece sombra fresca no verão devido ao seu grande dossel. Nesta variedade, diferentemente das sementes, os frutos são o principal atrativo. Por isso é interessante plantá-la em áreas onde possam ser vistas, próximas aos observadores. Sua madeira é de estrutura média, dura, pesada, forte e durável, mas não é difícil de trabalhar. É utilizado na construção civil, além de estacas, postes, movéis, papéis, escadas, assoalhos e marcenaria em geral.
Deve ser cultivada o pleno sol, em solos frutíferos e profundos, enriquecidos com matéria orgânica e regados periodicamente. apreciada com clima tropical, cresce a uma altitude de até 2.000 metros. Não resistente à geada Propagar com sementes recém-colhidas de frutas maduros e colocar imediatamente para permitir que as sementes germinem em um substrato fértil. mantendo a umidade. A germinação leva cerca de 22 dias. Os surdos-mudos estão prontas para serem colocadas em seu local definitivo em 5-8 meses. Transplante durante a estação chuvosa.