Azedinha-listrada ou Oxalis versicolor Trevo-listrado

Ficha Técnica

Nome científico: Oxalis versicolor
Sinonímia: Oxalis flaviflora
Nomes populares: Trevo-listrado
Família: Oxalidaceae

Luminosidade: ,  

A azedinha-listrada é uma planta herbácea, bulbosa e florífera, que chama a atenção por suas curiosas listras no verso das flores. As folhas são trifoliadas, como nos trevos, porém com folíolos lineares e delicados. As flores são brancas, em forma de funil e com cinco pétalas. Seu aspecto listrado se dá pois apenas um lado de cada pétala é margeado por uma listra vermelha no verso. No início da manhã é possível observar a beleza da planta em todo o esplendor, pois as flores em botão evidenciam as listras em espiral. Quando o sol já predomina, as flores abrem-se completamente, de forma que elas aparentam ser apenas brancas. O florescimento ocorre no final do inverno e pode perdurar até o verão.

No jardim, esta azedinha é ideal para formar pequenos “montinhos” vistosos em jardins rochosos. Também pode ser utilizada como bordadura ou na composição de jardins campestres. Como suas listras são vistas somente quando as flores ainda estão fechadas, ou quando sao vistas por baixo, é interessante plantá-las em jardineiras suspensas ou cestas, de forma que fiquem na altura dos olhos. Outro uso interessante é a combinação com outros tipos de azedinhas do gênero Oxalis, formando uma pequena coleção, preferencialmente em vasos rasos, largos e elevados.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera encharcamentos, que facilmente provocam o apodrecimento do bulbo. Não é resistente ao frio ou geadas fortes, mas rebrota na primavera se o bulbo não for congelado. Multiplica-se por divisão dos bulbilhos formandos entorno do bulbo principal.

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem