Conheça a planta - SELAGINELLA UMBROSA

 Nome Científico: Selaginella umbrosa

Nomes Populares: Selaginela, Musgo-renda
Família: Selaginellaceae
Ciclo de Vida: Perene
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 15 cm de altura
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Frequentes
Dicas e Cuidados: Não tolera frio
Adubagem: NPK 04-14-08
Multiplicação: Esporos e divisão de rizomas
Curiosidades: Pelo porte e beleza é ideal para compor terrários.
A planta Selaginella umbrosa é uma bela espécie que pertence a família botânica Selaginellaceae, a mesma da Renda portuguesa, com isso as duas plantas possuem grandes semelhanças visuais, principalmente na sua textura e coloração. 

Pelo seu porte de até 15cm de altura ficou muito conhecida popularmente como Musgo renda. De clima subtropical, a Selaginella é facilmente cultivada desde a América Central, América do Norte até a América do Sul.

Seu caule é ramificado e suas folhas escamosas que são seu principal atrativo ornamental, sua coloração verde escura brilhante é impossível de não ser percebida.

A planta Selaginella umbrosa é uma excelente opção para quem busca plantas para jardim de inverno, já que, é ideal para ambientes de baixa luminosidade. O grande efeito ornamental da Selaginela também pode ser empregado na decoração da casa quando cultivada em vasos e floreiras, sendo que nestes casos é necessário um amplo espaço em torno dos vasos, para que todo o explendor de suas folhas fique bem evidenciado.

Prefere ser cultivada em ambientes de sombra ou meia sombra, com muita umidade, regas frequentes e com boa ventilação. O melhor solo é o fértil e rico em matéria orgânica e para manter a beleza de suas folhas o ideal é periodicamente utilizar fertilizante hidrossolúvel.

Como acontece com a maioria das pteridófitas, a selaginela não gosta muito do frio.  Sua multiplicação acontece por meio de seus esporos e pela divisão dos rizomas.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto, Conheça a planta - SELAGINELLA UMBROSA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem