Conheça a planta - MYOSOTIS - CONTOS, CURIOSIDADES E LENDAS

 A planta Miosótis ou Não-me-esqueças é facilmente conhecida também em outras línguas como: Forget-me-not, Vergissmeinnicht, Nomeolvides, Nontiscordardimé.

Uma lenda européia associada a planta Miosótis, diz que um jovem cavaleiro que era apaixonado morreu ao tentar apanhar uma flor Miosótis para oferecer à sua namorada. Ele caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que utilizava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.

Já a relação com seu nome popular da planta não-me-esqueças, pode ser explicada por algumas lendas.

Uma delas alega que num belo dia de Primavera, dois jovens namorados se encontravam às margens de um rio. Nas águas turbulentas, a jovem avistou um ramo de miosótis flutuando e ficou maravilhada pela beleza da flor. O seu amor, mergulhou então para buscar as flores e oferecê-las à sua namorada. Porém, quando tentou voltar para a margem, foi arrastado pela correnteza. Esta lenda conta que pouco antes de desaparecer ele gritou para a sua amada: Não me esqueça, e me ame para sempre. A partir daquele dia a flor miosótis começou a crescer nas margens dos rios, para que mais ninguém tivesse que morrer por sua causa.

Uma outra lenda diz que Adão, quando estava no Jardim do Éden dando nome às suas plantas, esqueceu-se de uma planta muito pequenina, que interpelou Adão para saber qual seria o seu nome. Adão então diz que seria Não-me-esqueças, para que ele nunca mais a esquecesse.

Alguns dizem que a flor Miosótis foi usada como um emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçônicas lá na Alemanha.

E dizem que as lágrimas derramadas nas pétalas pela Virgem Maria deram a cor azul à flor. Existem miosótis também nas cores branca e rosada. São as plantas rasteiras que se dão bem em baixas temperaturas e surgem aos montes durante a Primavera.

Uma excelente escolha para compor seu jardim ou vaso, concerteza irá trazer beleza para seu jardim.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,Conheça a planta - MYOSOTIS - CONTOS, CURIOSIDADES E LENDAS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem