Conheça a planta Orquidea Ascocentrum miniatum

 A Orquidea Ascocentrum miniatum é uma planta fascinante e cheia de personalidade. Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber para cuidar dela com sucesso.

As plantas de comportamento geralmente monopodial, ou seja, que crescem no sentido vertical, sustentando duas fileiras de folhas e vários ramos de flores, a orquidea Ascocentrum é originária do sudoeste asiático e da cordilheira do Himalaia.

Este gênero apresenta somente cinco espécies de pequenas orquídeas epífitas, muito valorizados por causa da beleza de suas flores em tons muito brilhantes de laranja, rosa ou vermelho. 

Estas espécies são muito utilizadas para hibridações com espécies do gênero Vanda, para formar orquideas conhecidas por Ascocenda, sendo muito utilizadas por colecionadores e floriculturas e paisagistas, por conta de sua beleza.

Dentre elas, a mais famosa é a orquidea Ascocentrum miniatum, que é originária de Java e das Filipinas. 
É uma espécie pequena e normalmente de folhas suculentas ou ainda com textura de aspecto de couro, medindo algo entre 10 e 15 centímetros de comprimento. 
Suas hastes florais nascem nas axilas das folhas em cachos com até cinquenta flores, medindo aproximadamente 2 centímetros cada uma, variando do amarelo ao laranja-avermelhado.
No seu cultivo precisa de muita luminosidade e alta umidadeno solo a todo momento.
Ela se desenvolve melhor quando é plantada no vaso de barro ou cerâmica, com xaxim desfibrado ou até mesmo a fibra de coco. 
Durante os meses de Verão, ela precisa de regas diárias, exceto nos dias nublados. 
Todo mês é necessário adubá-la com fertilizante líquido, misturado diretamente na água das regas, na proporção de uma colher de chá para cada litro de água, ou conforme a recomendação do fabricante. 
Uma dica importante, No Inverno seria mais aconselhável reduzir a frequência das regas e suspender as adubações.
Se você seguir estas dicas, concerteza sua Orquidea Ascocentrum miniatum vai florir varias vezes ao ano, além de ficar robusta e forte, além de lhe recompensar com sua beleza.

Ascocentrum miniatum: The Miniature Orchid with Big Personality


1.Introdução

O Ascocentrum miniatum, comumente conhecido como Scarlet Ascocentrum, é uma bela e vibrante espécie de orquídea nativa do sudeste da Ásia. É uma escolha popular entre os entusiastas de orquídeas devido às suas deslumbrantes flores vermelhas e alaranjadas e aos seus cuidados relativamente fáceis.

2. Aparência

O Scarlet Ascocentrum é uma orquídea de tamanho pequeno a médio que normalmente cresce até uma altura de 6 a 12 polegadas. Tem hastes finas e rijas que produzem cachos de flores vermelhas ou laranja brilhantes com cerca de 2,5 cm de diâmetro. As flores têm uma fragrância doce e cítrica e são duradouras, muitas vezes florescendo por várias semanas.

3. Requisitos de cuidados

A Scarlet Ascocentrum é uma orquídea relativamente fácil de cuidar, sendo uma ótima opção para iniciantes. Prefere luz indireta e brilhante e deve ser mantida em um ambiente quente e úmido. Pode ser cultivada em uma variedade de meios, incluindo casca, musgo esfagno ou uma mistura dos dois. A rega deve ser feita regularmente, mas deve-se tomar cuidado para não regar demais, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.

4. Propagação

A propagação do Ascocentrum Escarlate pode ser feita por divisão ou crescendo a partir de sementes. A divisão deve ser feita quando a planta tiver superado seu recipiente e tiver vários crescimentos. Deve-se tomar cuidado para garantir que cada divisão tenha um sistema radicular saudável. Cultivar a partir de sementes é um processo mais difícil e requer equipamentos e conhecimentos especializados.

5. Usos

O Scarlet Ascocentrum é cultivado principalmente por seu valor ornamental e é uma escolha popular para jardins internos ou externos. Também é usado na medicina tradicional em algumas partes do sudeste da Ásia, onde acredita-se que tenha propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

6. Estado de Conservação

O Scarlet Ascocentrum não está atualmente listado como ameaçado, mas seu habitat natural está ameaçado devido ao desmatamento e perda de habitat. É importante garantir que as plantas sejam provenientes de produtores respeitáveis ​​e que as populações selvagens não sejam colhidas para fins comerciais.

7. Conclusão

O Scarlet Ascocentrum é uma espécie de orquídea deslumbrante que é relativamente fácil de cuidar e é uma escolha popular entre os entusiastas de orquídeas. Suas vibrantes flores vermelhas e laranjas e sua doce fragrância o tornam um ótimo complemento para qualquer jardim interno ou externo. É importante garantir que as plantas sejam adquiridas de forma responsável para ajudar a proteger as populações selvagens e garantir a disponibilidade contínua desta bela espécie.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem