Peixe Voador: Como Voar, Tipos e Curiosidade

Pode  parecer uma história de  desenho animado, um conto de fadas ou um pouco de mentira, mas acredite em mim quando alguém me contar sobre peixes voadores. Esses animais são incríveis e podemos atestar isso. Aqui estão 3 fatos interessantes para provar. Eles vivem na Terra há cerca de 65 milhões de anos, podem atingir velocidades de até 60 km/h abaixo da superfície da água e podem saltar para fora da água e planar por mais de 200 metros. .

Interessante, mas há mais. Neste artigo contaremos tudo sobre o que são peixes voadores, como  voam, seus tipos, características e espécies. Você é curioso? Continue a ler para saber mais.

O que é peixe voador?

Existem mais de 40 espécies de peixes voadores (Hirundichthys affinis) na família Exocoetidae. Divididos em carnívoros e herbívoros, esses animais são anfíbios (vivem em colunas de água entre a superfície e profundidades de até 200 m) e estão amplamente distribuídos em águas tropicais, subtropicais e superficiais de mar aberto. A primeira curiosidade tem a ver com o habitat destes peixes. Eles são encontrados apenas em mares quentes.

O diferencial desses peixes exóticos é a capacidade de voar e, para entender melhor como isso é possível, é preciso mergulhar nos campos da anatomia e da fisiologia.

O peixe voador possui estrutura corporal com feições alongadas e  crescimento limitado, podendo atingir até 45 cm. Esta espécie possui nadadeiras peitorais longas, atingindo 60 a 70% do comprimento padrão, com apenas os primeiros raios destes segmentos não ramificados.

A nadadeira ventral do peixe voador também é longa, estendendo-se além da base da nadadeira anal. A coloração da espécie é mais escura na parte dorsal do corpo e mais clara na parte ventral.
A barbatana caudal é de cor cinza uniforme e pode ser estriada de preto. Dependendo da espécie, as barbatanas peitorais são geralmente cinza escuro com uma forma triangular clara e uma borda branca estreita.

Peixe Voador: Como eles voam?

Quando penso em  animais, penso em pássaros batendo as asas para cima e para baixo. Porém, no caso do peixe voador, a dinâmica é diferente e você ganha impulso para dar grandes saltos. Você pode pensar que é tudo, mas não,  um pouco mais de detalhes.
As espécies de peixes voadores possuem uma estrutura aerodinâmica que lhes permite atingir altas velocidades. Portanto, grandes barbatanas peitorais que lhes permitem chegar rapidamente à água os ajudam a deslizar pela água e também a mudar a direção do vento.
Assim, após o salto, o peixe abre as nadadeiras por até 15 segundos e atinge distâncias de até 180 m. Há registro de um peixe voador que voou mais de 400m saltando várias vezes.

Peixe Voador: Curiosidade Voadora

O próprio peixe voador já é um fato muito interessante. No entanto, há três coisas que eu gostaria de saber.
  1. Normalmente, essa capacidade de voar é um recurso que essa espécie de peixe usa para evitar predadores, principalmente  tubarões, atuns e golfinhos.
  2. Na década de 1930, especialistas da indústria da aviação estudaram os peixes voadores. isso mesmo! O objetivo era obter ideias e inspiração úteis para o design de aeronaves.
  3. O peixe voador é considerado uma maravilha aerodinâmica. Isso porque, dependendo da espécie, eles podem ter de duas asas (com barbatanas peitorais desenvolvidas) a quatro (com barbatanas peitorais e pélvicas igualmente desenvolvidas). Espécies com quatro asas são mais ágeis ao planar.

3 espécies de peixes voadores

Peixe voador comum ou peixe voador tropical (Exocoetus volitans)

O peixe voador tropical é uma das espécies mais comuns da família Exocoetidae. Este peixe azulado de duas nadadeiras, com cerca de 25 cm de tamanho, pode ser encontrado em todas as águas do mundo, mais frequentemente na Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Cuba e  Flórida, EUA.

Lindo peixe voador (Cypselurus callopterus)

Com um comprimento médio de 25 cm, o  bonito é ligeiramente maior do que outras espécies desta espécie. Este peixe exótico tem duas nadadeiras peitorais com manchas escuras e é muito comum  no leste do Oceano Pacífico,  do México ao Equador.

Peixe voador holandês

Não é fácil ver  o peixe-voador no Brasil, mas o peixe-voador holandês é uma espécie que pode ser encontrada nas águas amazônicas, em São Paulo, na região do arquipélago de  São Pedro e no estado de Pernambuco. Este tipo de peixe tem uma mandíbula mais longa e dois dentes que o ajudam na hora de se alimentar.
Se um dia você perguntar que tipo de peixe voa? Agora você sabe que existem peixes voadores! Também aprendemos sobre os tipos de peixes que esses peixes usam para voar e as manobras subaquáticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem