Peixe Voador: Como Voar, Tipos e Curiosidade
Pode parecer uma história de desenho animado, um conto de fadas ou um pouco de mentira, mas acredite em mim quando alguém me contar sobre peixes voadores. Esses animais são incríveis e podemos atestar isso. Aqui estão 3 fatos interessantes para provar. Eles vivem na Terra há cerca de 65 milhões de anos, podem atingir velocidades de até 60 km/h abaixo da superfície da água e podem saltar para fora da água e planar por mais de 200 metros. .
Interessante, mas há mais. Neste artigo contaremos tudo sobre o que são peixes voadores, como voam, seus tipos, características e espécies. Você é curioso? Continue a ler para saber mais.
O que é peixe voador?
Existem mais de 40 espécies de peixes voadores (Hirundichthys affinis) na família Exocoetidae. Divididos em carnívoros e herbívoros, esses animais são anfíbios (vivem em colunas de água entre a superfície e profundidades de até 200 m) e estão amplamente distribuídos em águas tropicais, subtropicais e superficiais de mar aberto. A primeira curiosidade tem a ver com o habitat destes peixes. Eles são encontrados apenas em mares quentes.
O diferencial desses peixes exóticos é a capacidade de voar e, para entender melhor como isso é possível, é preciso mergulhar nos campos da anatomia e da fisiologia.
O peixe voador possui estrutura corporal com feições alongadas e crescimento limitado, podendo atingir até 45 cm. Esta espécie possui nadadeiras peitorais longas, atingindo 60 a 70% do comprimento padrão, com apenas os primeiros raios destes segmentos não ramificados.
A nadadeira ventral do peixe voador também é longa, estendendo-se além da base da nadadeira anal. A coloração da espécie é mais escura na parte dorsal do corpo e mais clara na parte ventral.Peixe Voador: Como eles voam?
Peixe Voador: Curiosidade Voadora
- Normalmente, essa capacidade de voar é um recurso que essa espécie de peixe usa para evitar predadores, principalmente tubarões, atuns e golfinhos.
- Na década de 1930, especialistas da indústria da aviação estudaram os peixes voadores. isso mesmo! O objetivo era obter ideias e inspiração úteis para o design de aeronaves.
- O peixe voador é considerado uma maravilha aerodinâmica. Isso porque, dependendo da espécie, eles podem ter de duas asas (com barbatanas peitorais desenvolvidas) a quatro (com barbatanas peitorais e pélvicas igualmente desenvolvidas). Espécies com quatro asas são mais ágeis ao planar.