Como se Livrar de Escorpiões de Forma Eficiente
No Brasil, o escorpião mais comum é o Tityus serrulatus, também conhecido como escorpião amarelo. Pode ser encontrada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
Por causa de sua venenosa, os escorpiões causam medo na maioria das pessoas. Por isso, é importante tomar algumas precauções para evitar a aproximação de escorpiões em nossos ambientes, seja em casa, no quintal ou no jardim. Quer saber mais? Continue lendo!
Os principais atrativos para escorpiões e como se proteger
Os escorpiões são animais noturnos e permanecem escondidos durante todo o dia. Em habitats naturais, eles podem ser vistos em cupinzeiros, troncos caídos, tocas abandonadas, sob rochas e muito mais.
Em áreas urbanas, os escorpiões conseguem se abrigar em montes de entulho, aterros sanitários e redes de água e esgoto, ou seja, onde há acúmulo de materiais. Por conta disso, a recomendação para evitar que o ambiente seja propício à visita do animal é manter tudo arrumado e em ordem.
Como se proteger contra escorpiões: principais medidas a serem tomadas
- Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
- Manter jardins e quintais limpos;
- Manter a grama aparada;
- Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos numa faixa de um a dois metros junto às casas;
- Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas.
Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução dos escorpiões
Um escorpião atinge a idade adulta por volta de um ano de idade. Após esse período, a fêmea começa a se reproduzir por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de acasalamento, produzindo em média 20 a 25 filhotes.Os períodos quentes são os mais propícios à reprodução, assim como a época em que os escorpiões se sentem mais à vontade para sair de seus esconderijos.
Como agir em casos de picada de escorpião: dicas essenciais
Se um humano for acidentalmente picado por um escorpião, ele precisa ir ao hospital imediatamente. Isso aumenta as chances de evitar que a situação se agrave.
A picada de um escorpião em cães ou humanos é muito parecida com a das abelhas, causando inchaço e vermelhidão no local. O veneno do escorpião começa a agir estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo. Portanto, a intensidade dos efeitos no corpo varia de acordo com a dose do veneno. Por isso é importante procurar ajuda médica o quanto antes!
Biologicamente e ecologicamente falando, os escorpiões são um grupo importante, pois são os principais predadores de insetos e outros pequenos animais. Afinal, são eles que mantêm o equilíbrio do ecossistema, por isso sua caça e captura são proibidas em todo o Brasil.
A melhor solução para evitar os escorpiões é recorrer a métodos preventivos e ecológicos. Afinal, são os humanos que invadem as casas de muitas espécies, maltratando seus habitats, reduzindo suas fontes de alimento, dizimando diversos seres vivos e alterando o ambiente em que poderiam estar vivendo naturalmente.
Ou seja, a solução mais eficaz para essa situação continua sendo manter a casa limpa e usar veneno de escorpião, eliminando a possibilidade de visitas indesejadas.